Violante Saramago Matos decidiu seguir os passos do pai, o Nobel português José Saramago, e estrear-se no mundo da literatura.

O Quinas Ganha Nova Casa, é o nome do livro infantil. «Nunca sei muito bem porque é que se começa a escrever», diz Violante. «A verdade é que há dois anos apareceu-nos em casa um cãozito, e este é um livro sobre um cão, que foi entrando, pouco a pouco, foi ficando, e ficou».

O livro teve que ser dividido a meio pois a história estava muito longa. Mas como diz a autora, «são duas histórias para crianças».

Violante Saramago admite que um escritor de livros infantis tem responsabilidade em cima dos outros: «Ele tem é de saber o que deve dizer, como é que deve dizer para tentar passar, no fundo, aquilo que pensa». Para isso, é importante transmitir valores, preocupações pois assim a realidade é também escrita por outras linhas, com outro sentido.

Os valores da venda do livro reverterão a favor da Associação Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.