O Glastonbury Festival realiza-se em Inglaterra e apresenta-se este ano com um palco de inspiração medieval intitulado Campo Pequeno.

A festa inglesa realiza-se de 22 a 26 de Junho e junta num só recinto uma grande variedade de artes performativas contemporâneas. Este ano, conta com cinco palcos principais, música étnica, teatro, circo, recinto medieval, área para crianças, música latina, after-hours, áreas de dança, jazz, cinema, entre muitos outros.

A 19 de Setembro de 1970, Michael Eavis foi inspirado pelo festival Bath &West Showground a criar o seu próprio festival, embora em menor escala. No dia a seguinte à morte de Jimi Hendrix, nasceu o Glastonbury Festival numa festa que durou dois dias.

Em 1971, o festival passa a ser realizado no solstício de Verão e adquire o nome de Glastonbury Fair. Foi financiado por Andrew Kerr e Arabella Churchill, o que possibilitou a entrada gratuita no festival, uma mostra tradicional de música, dança, poesia, teatro e outras actuações espontâneas de índole medieval. Nesse ano actuaram HawkwindTraffic, Melanie, David Bowie, Joan Baez, Fairport Convention e Quintessence.

No último ano, 2010, o festival foi marcado pelas comemorações do seu 40ºaniversário, o que trouxe diversas inovações: novos palcos, redefinição de nomes de alguns palcos, melhores condições de higiene, renovação de infra-estruturas, entre outros. Na entrada, duas placas com datas gigantes ligavam-se por uma terceira que anunciava Glastonbury 40. Perto do palco principal, estiveram expostas fotografias tiradas ao longo das quarenta edições nessa mesma área.

O Glastonbury Festival tem este ano um palco chamado Campo Pequeno. O anfiteatro medieval terá como atracções wrestling mexicano, uma piñata gigante, uma luta de tomates inspirada na célebre La Tomatina, entre outras performances e actuações. À entrada deste espaço estará uma cabeça de touro gigante a cuspir fogo, a receber os espectadores.

Alguns nomes como U2, Beyoncé, The Kills, Fatboy Slim, Queens of the Stone Age, Janelle Mónae, Ensemble,  The Vaccines, entre muitos outros, constituem um vasto leque de escolhas que este festival proporciona na edição de 2011.

Desde 17 de Maio, os bilhetes para o Glastonbury Festival 2011 estão esgotados.

httpv://www.youtube.com/watch?v=6GCh_qCVHUk