É já hoje, Segunda-feira, às 21h33, que a TVI estreia a nova aposta na ficção nacional. Remédio Santo conta com nomes como Margarida Marinho, Rita Pereira, Sofia Alves, Almeno Gonçalves ou Simone de Oliveira, entre outros, num elenco de luxo. Saiba o que se irá passar no primeiro epísódio e veja o trailer de apresentação da novela.

.

O INÍCIO DA HISTÓRIA

Em Salamanca, Violante desperta, subitamente, de um pesadelo. Senta-se na cama com a respiração agitada e sem fôlego. No entanto, recompõe-se de imediato, levantando-se da cama e desvalorizando o sonhou que teve.

Numa praça em Salamanca, Helena, filha de Violante, está a tirar fotografias com o namorado Gonçalo. Estão sentados no chão, com ar de quem passou a noite em claro. Helena diz a Gonçalo que quer que a sua família o conheça. Mas este, desconfortável, tenta arranjar uma desculpa para se descartar.

Violante conduz, enquanto pinta os lábios. Arregala os olhos, ao ver o carro de Gonçalo entrar na estrada e larga o batom, levando o pé ao travão. O seu carro acaba por embater no de Gonçalo. A mãe de Helena sai, furiosa, do carro, porém fica estupefacta ao ver a figura de Gonçalo, pois é muito parecido com Daniel, o homem que tanto a marcou no passado.

Num misto de ódio e mágoa, ela recorda Daniel e a humilhação porque este a fez passar ao abandoná-la no altar. Há trinta anos atrás, Daniel fugiu com a sua amiga, Eugénia, que seria a madrinha de casamento dele com Violante. Abalada com as recordações, Violante não consegue conter as lágrimas.

UMA PAIXÃO A TODO O CUSTO

Em Salamanca, vários estudantes estão num salão de baile de graduação da Faculdade. Gonçalo vem acompanhado por Celso, seu melhor amigo e finalista de curso. No parque de estacionamento, Álvaro abre a porta do seu carro a Helena que vem deslumbrante e olha-a com carinho. Helena vai até ao salão de baile e puxa Gonçalo para vir à rua, porque tem algo para lhe mostrar. Helena apresenta Gonçalo ao pai.

Gonçalo e Helena dançam. Helena, ao ouvido de Gonçalo, fala-lhe de casamento e este solta-a de imediato. Gonçalo ganha coragem e diz a Helena que aquela foi a última dança deles, pois como já terminou o curso irá embora de Salamanca no dia seguinte. Helena fica em choque e começa a discutir com Gonçalo, que lhe vira costas e sai.

No dia seguinte, Gonçalo prepara-se para se ir embora. Entra para o seu carro e encontra Helena, ainda com a roupa da noite anterior. Gonçalo grita com Helena e diz que o que eles tinham acabou e que nunca mais a quer ver. Helena, com um olhar maquiavélico, diz-lhe que estão ligados para toda a vida porque está grávida dele. Ele fica sem reacção, mas depois percebe que é mentira e arranca com o carro. Helena, arruma as malas, arranja um teste de gravidez falso e segue para Viseu, atrás de Gonçalo.

Violante vê uma fotografia de Helena e Gonçalo juntos e percebe que o rapaz que ia no carro onde bateu é o filho de Daniel. Decide então seguir a filha até Viseu.

Gonçalo está próximo de Viseu e cruza-se com Aurora. Esta repara na matrícula espanhola, que povoou um sonho que teve com um acidente. Aurora avisa Gonçalo para não pegar mais no carro, pois algo de mal pode acontecer. Os dois trocam um olhar muito intenso, como que enfeitiçados um pelo outro.

Gonçalo percebe que Helena o seguiu e que a sua loucura começa a ser desmedida. Helena entrega a Gonçalo um teste de gravidez positivo e diz que está ali a prova de que está grávida. Gonçalo, já sem paciência para a conversa, arranca e Helena fica a vê-lo ir-se embora.

Violante conduz nervosa e acaba por ter um acidente, fazendo com que outro carro se despiste.Na romaria, Aurora desmaia, sendo agarrada por Jacinta e outras pessoas. O choque é geral. Mais tarde, Aurora recupera os sentidos e diz que a morte já chegou.

A RELIGIÃO E A FÉ

Em casa, em Viseu, Eugénia vê as fotografias do seu casamento com Daniel. Daniel e Graça conversam sobre a vinda de Álvaro a Viseu para investir na fábrica. Hortense, irmã de Eugénia, está em casa inconformada a olhar para três potes com cinzas e a lamentar-se por ter perdido três maridos.

Na igreja de Mundão, o padre António agradece a Evangelina pelo apoio que esta tem dado à sua irmã, Hortense. Os dois olham-se com cumplicidade, pois são amigos de longa data.

Contudo, o olhar do padre muda ao ver as três beatas Nazaré, Deolinda e Ludovina. Nazaré vai a casa de Jacinta, avó de Aurora, levar as lembranças. Esta diz-lhe que depois da romaria fará contas com ela. Nazaré esboça um sorriso triste e diz que não era dinheiro que queria da Santinha, mas o amor de Álvaro.

Jacinta entra no quarto de Aurora, a Santinha. Aurora reza, ajoelhada, diante da Cruz de Cristo. Jacinta mostra duas velas com a imagem da Santinha que as beatas fizeram para a romaria. Aurora não liga aos objectos, pois é contra a avó fazer dinheiro à custa do seu dom.

Já Ângelo é um pastor da aldeia, cuja flauta tem poderes mágicos, provocando boas sensações em quem a ouve; até a uma figura misteriosa, vestida de preto, encapuzada e munida de um cajado, que atravessa o rio durante a noite numa jangada, deixando cartas à porta de pessoas a avisá-las que morrerão no dia seguinte, mortes essas que se concretizam.

TRAILER DE APRESENTAÇÃO:

httpv://www.youtube.com/watch?v=d0RI6zfKEMw