O grupo vocal da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos da Maia (São Miguel – Açores) apresentou recentemente o Velvet Carochinha, um espectáculo onde os alunos cantam músicas infantis transformadas em êxitos rock de bandas como AC/DC, Queen ou Led Zeppelin.

O trabalho conjunto entre dois professores e dezoito alunos dos dez aos treze anos iniciou-se em Setembro do ano passado, no início do ano lectivo. O principal objectivo consistiu em dinamizar a oferta de actividades musicais na escola e proporcionar aos alunos uma experiência inovadora, que os motivasse verdadeiramente a desenvolver um projecto em grupo.

A Loja do Mestre André, Saia da Carolina e Balão do João são algumas das doze músicas disponíveis no canal do Youtube deste projecto. Os temas do Velvet Carochinha tiveram uma exposição mediática incrível: apenas uma semana depois da sua publicação, mais de 30 mil pessoas já ouviram as ousadas recriações de Highway to Hell, Stairway to Heaven ou We Will Rock You que os alunos açorianos produziram.

httpv://www.youtube.com/watch?v=c5v96_cEjeE&feature=youtu.be

O Areias, vestida de Uprising, dos Muse, teve já direito a rasgados elogios na Caderneta de Cromos, programa de Nuno Markl na Rádio Comercial. O humorista considerou-a “uma das melhores prendas que tive recentemente”.

Subsistem ainda algumas, embora poucas, divergências quanto à qualidade musical, mas é consensual entre os milhares que têm comentado esta iniciativa que se trata de uma verdadeira “revolução pedagógica”. O “fabuloso sentido de cooperação” entre os alunos e professores envolvidos tem sido enaltecido por todos.