Esta segunda-feira, dia 9 de Maio, estreia em Portugal o canal AXN Black, em HD (Alta Definição), que substitui assim o Animax. A nova estação televisiva estará disponível em diversos operadores, como ZON, MEO, Cabovisão, AR Telecom, entre outros.

A Sony Pictures Television, que lança o canal, dá o mote: «porque nem todos vemos as coisas da mesma maneira, chega o novo canal das outras séries e do outro cinema».

De entre os países europeus, Portugal é o primeiro a ver implementado na televisão o AXN Black, que apenas chegará a Espanha no mês de Junho. Em 2012, prevê-se a sua extensão a outros países da Europa. Partindo do já existente AXN, este novo canal transmitirá séries e filmes norte-americanos mas também de outros mercados, como Reino Unido, Dinamarca, Alemanha, Canadá, Austrália, etc.

Pretende assim chegar a um grande número de espectadores, não deixando de ser, contudo, um canal selectivo, exibindo produções mais requintadas, dirigidas a um público mais especialista em televisão. Carlos Herrán, director de programação do AXN Black, afirma que o canal apostará em “conteúdos de alta qualidade e até agora desconhecidos do grande público”, servindo para “experimentar coisas que não poderiam ser experimentadas no AXN“.

Este novo AXN será então palco de géneros como o drama, a ficção científica, a comédia e o suspense, tendo ainda um espaço dedicado à programação em três dimensões. Entre as estreias desta primeira fase, destaca-se a série Boardwalk Empire, produzida por Martin Scorsese e protagonizada por Steve Buscemi, com estreia marcada para dia 14 de Maio às 21h30. Estrearão ainda Injustiça Criminal, Tempo para Matar, Os Inadaptados, a conhecida Diários do Vampiro, Ninguém é Perfeito e A Mesquita da Pradaria, entre muitas outras.

No que diz respeito ao cinema, o AXN Black pretende estrear todos os dias um novo filme, sendo que o mês de Maio contará com filmes como O Grande Lebowski, Red Eye e Homem do Tempo. Para Junho estão agendados Os Produtores, Vida Interrompida e Inteligência Artificial.

O AXN Black estará disponível a partir da manhã desta segunda-feira, em substituição do Animax, inicialmente dedicado ao Anime japonês, tendo mudado de rumo e provocado o descontentamento entre o público no nosso país. Trata-se de uma estreia mundial, numa nova aposta em Portugal e nos espectadores de séries.