A grande aposta da SIC para 2011 já estreou e o Espalha Factos tem uma análise ao primeiro episódio.

Dia bonito na Herdade Peso Pesado, perto de Alcácer do Sal. Mas os concorrentes (já apresentados aqui) não sabiam disso. Porquê? Porque ainda não tinham chegado lá. A produção fez-lhes o favor (ou não) de os deixar a 2 quilómetros da propriedade. A eles e às malas. Os concorrentes teriam que percorrer esses 2 quilómetros a pé, com as malas atrás (e, num certo caso, de saltos altos). Uns com mais dificuldades que outros, o que é certo é que chegaram todos ao destino. E logo aí souberam que…

IA SAIR UM DOS PARES! Resumo: Corrida na lama por equipas, cada concorrente tem de ir buscar uma bandeira a um balde. A equipa que perder (que chegar em último) sai do programa. Vence a (futura) equipa laranja e sai a (também futura) equipa vermelha, com Susana, a concorrente mais pesada do programa (consta que tem 170 kg). E começa o “jogo psicológico”: Vários dos concorrentes a acusar Tiago de não ter feito nada para ajudar a irmã, com este a responder que não podia fazer nada devido às regras do desafio.

Estava tudo lá. Talvez até um bocado demais. É certo que Peso Pesado tem praticamente todas as características do original americano (cuja 9ª temporada está actualmente em exibição na SIC Mulher), incluindo as reviravoltas “chocantes” (uuuhhh, um par que vai sair mas que depois lhe é dada uma segunda oportunidade!), mas havia lá momentos desnecessários (sem contar com as histórias dos concorrentes e com a exploração das emoções das pessoas, algo que é fulcral neste programa, tal como na versão original, mas numa versão mais exagerada. Afinal, isto é Portugal.).

Falo, claro, do Comando. “Um… Três, Quatro!” é certamente uma expressão que vai ficar na história do programa e não é pelos melhores motivos. Claro, era necessário mostrar aos concorrentes (especialmente ao Tiago) que aquilo não era uma brincadeira e que realmente têm de ir à luta para continuarem na herdade. Mas baldes de água? Vá lá. Demasiado exagerado, não? Enfim. A equipa vermelha volta à herdade, todos ficam felizes (one BIG happy family, portanto) e Tiago volta à piscina de lama (depois da “insistência” de Ricardo, da equipa azul) para acabar aquilo que (nem sequer) tinha começado.

Antes do momento mais aguardado por todos, nota ainda para a primeira “tentação” (se é que se lhe pode chamar isso): Um banquete com afiambrados, queijo, broa (AI, A BROA!…), enchidos  – aquilo era para os concorrentes ou era o jantar da Júlia Pinheiro? – e bandejas. Não com cartões para os votos, mas sim com os pratos preferidos de cada concorrente. Migas. Cachupa. Favas com Chouriço (como na música do José Cid). Bife com natas e cogumelos acompanhados de batata frita e arroz… OK, adiante, já é tarde e isto está-me a dar fome: Os concorrentes abandonaram a mesa. Apenas isso. Foram para casa, disseram que já se tinham despedido da comida… Mas caramba, em termos televisivos até era bom que algum dos concorrentes virasse a mesa. Se calhar era mesmo o jantar da Júlia Pinheiro.

Amargo de boca do programa: Terem cortado a pesagem. Mas a malta da SIC (e por malta, quero dizer Luís Marques, director-geral, e Gabriela Sobral, directora de produção) garantiram que hoje será transmitida o resto da pesagem… E mais alguma coisa. Os valores da pesagem estão na tabela abaixo e serão actualizados hoje à noite, ao longo da emissão do programa. Estejam atentos.

Pesagem (valores em KG):

Concorrentes

Peso Inicial

Peso da Equipa

Paula 113.1 253.8
Rodrigo 140.7
Mª José 133.9 242.8
Márcia 108.9
Tânia J. 101.7 246.9
Karen 145.2
Ana 136.4 248.4
Paulo 112.0
Rúben 134.0 260.1
Cristina 126.1
Susana 170.9 310.8
Tiago 133.3
João 153.1 269.1
Sandra 116.0
Fábio 124.0 253.2
Vanessa 129.2
Filipe 170.9 304.2
Ricardo 133.3
Tânia C. 110.1 225.8
Fátima 115.7

 

Não, não apanhei com toda a atenção os valores decimais da equipa laranja. Mas são aqueles valores. Mais 100 gramas, menos 100 gramas, os dígitos à esquerda do ponto são aqueles.

Aos domingos à noite ou segundas de manhã, o Espalha-Factos irá apresentar um resumo semanal criticado e as pesagens da semana. Porque sim, nós gostamos de vos manter informados. E porque vos pode escapar alguma coisa. Ou então porque adoram números.