Os líderes dos cinco maiores partidos políticos nacionais terão o prazer de se sentar no sofá do 5 para a Meia Noite (RTP2). Foi anunciada uma série especial de cinco programas que se inicia na segunda-feira 2 de Maio, com Jerónimo de Sousa como convidado de Filomena Cautela.

Aquilo que começou com um simples convite de Nilton a Pedro Passos Coelho, líder do PSD, para participar num programa, acabou por ser o mote para uma verdadeira ronda política, tendo o convite sido alargado aos restantes líderes partidários.

As presenças de José Sócrates (PS), Passos Coelho (PSD), Paulo Portas (CDS-PP), Jerónimo de Sousa (PCP) e Francisco Louçã (BE) já foram confirmadas. Quanto à ordem das entrevistas, apenas se sabe que o líder do Partido Comunista será o primeiro, sendo entrevistado por Filomena Cautela. As restantes correspondências entre apresentador e convidado ainda não foram divulgadas.

Desta edição especial, esperam-se programas bem humorados, ao estilo do que o 5 tem habituado os seus fãs, com irreverência, mas também uma necessidade de transmitir alguma informação válida, como referiu Nilton ao Jornal de Notícias. Prevê-se ainda uma forte participação de cidadãos comuns, quer através do chat como da recolha de questões nas ruas.

A presença de líderes políticos em programas de humor é já frequente na televisão nacional. Nas legislativas de 2009, o programa Gato Fedorento Esmiuça os Sufrágios (SIC) foi um sucesso de audiências, sendo também recorrente a participação de políticos em programas como o Herman 2011 (RTP1) ou o próprio 5 Para a Meia-noite (RTP2).

Por enquanto, e para desespero dos fãs, ainda não foi anunciado se existirá uma nova temporada do famoso talk-show, dúvida que Filomena Cautela, via Facebook,  prolonga ,referindo que “nunca se sabe se não poderá ser o meu último 5“.  Enquanto se esperam novas informações, resta assistir a esta edição especial, a partir de dia 2, pelas 00:35.