Os Homens da Luta já pisaram o palco da Eurovisão em Düsseldorf. O primeiro ensaio deu-se esta tarde, acompanhado por uma conferência com todos os jornalistas que estão a cobrir o evento. Jel, Falâncio e os seus colegas apresentaram-se cheios de energia, prontos para espalhar a alegria por toda a Alemanha.Não foram sós, trazendo cartazes com “A Luta É Alegria” escrito em quase todas línguas europeias, tal como afirmou o grupo ao site oficial da Eurovisão 2011. O fundo da actuação foi mudado, apesar de continuar nos mesmo moldes, sendo que o verde e o vermelho continuam a reinar. Os Homens da Luta que, originalmente, são compostos por onze pessoas, em palco apenas vão estar seis elementos, devido às regras do certame.

Nas declarações aos jornalistas presentes, o grupo explicou a mensagem que pretende passar dizendo que querem trazer “a alegria e dizer que cada um pode fazer a sua luta com orgulho e com esperança por um futuro melhor”. Acrescentaram ainda que vieram também para trazer a música tradicional portuguesa, chegando a afirmar que o “fado é muito triste e a nossa música é muito mais feliz”. Durante toda a conferência a música esteve presente, surpreendendo muitos dos jornalistas e fazendo as gargalhadas ecoar na enorme sala de conferências.

Durante o dia de ontem e hoje, os participantes da primeira semi-final estiveram em ensaios e conferências. Amanhã entram em cena as delegações que participarão na segunda semi-final. Veja agora o ensaio de Portugal e também a entrevista:

Homens da LutaA Luta É Alegria (The Struggle Is Joy)

httpv://www.youtube.com/watch?v=Gl86SkUnMbg