O Museu da Electricidade, em Lisboa, traz à capital as fotos premiadas de 2010 pelo júri do World Press Photo.

O concurso, que se destina a premiar as melhores fotografias do mundo jornalístico, distinguiu este ano o retrato de Bibi Aisha, uma jovem de 18 anos a quem o marido cortou o nariz e as orelhas por uma questão de honra. Esta fotografia, capa da revista Time em Julho de 2010, é da autoria da fotógrafa Jodi Bieber.

Na exposição do World Press Photo, que decorre de 29 de Abril a 22 de Maio, estará também exposto o trabalho premiado de mais 55 fotógrafos de 23 nacionalidades diferentes, fotografias que representam e denunciam problemáticas reais e actuais um pouco por todo o mundo.

A exposição que está, como aconteceu nas edições anteriores, a correr o mundo, pára desta feita em Lisboa, e na sua viagem pelo mundo conta ainda com mais duas paragens no nosso país: no Museu de Portimão, de 5 a 28 de Agosto, e no Fórum da Maia, de 20 de Novembro a 12 de Dezembro.

O Museu da Electricidade abre as portas gratuitamente todos os dias das 10h às 18h e aos sábados até às 20h. O museu encerra às segundas-feiras.

*com Catarina Moura