A literatura volta a ter lugar de destaque na SIC Notícias este sábado, com o programa Nós e os Clássicos, dedicado às grandes obras e aos grandes autores portugueses.

A estreia do programa é simbólica: acontece no Dia Mundial do Livro. Após dois anos de trabalho, o programa concretiza-se finalmente pela mão da escritora Filipa Melo, que desta feita assume o papel de autora, coordenadora e apresentadora do projecto. O passo decisivo foi o financiamento de 80 mil euros concedido pelo Ministério da Cultura.

Estão previstos treze programas que abordam as obras de Fernando Pessoa, Gil Vicente, Eça de Queiroz , Gil Vicente, entre outros. Como cenários foram escolhidas as instalações do Teatro Nacional São Carlos, Palácio Nacional da Ajuda e o Museu de Arte Antiga.

A primeira emissão será dedicada à poesia lírica de Luís Vaz de Camões e contará com os comentários do poeta Vasco Graça Moura e da historiadora Ana Isabel Buescu, ficando agendadas para emissões posteriores participações como as de Miguel Sousa Tavares ou Ricardo Araújo Pereira.

O intuito do programa é demonstrar a imortalidade de que é feita a literatura portuguesa e o seu contributo para a sociedade. Nas palavras de Francisco Pinto Balsemão, este é “mais um serviço público da SIC”, que será transmitido ainda em países com representação da SIC Notícias: Moçambique, Angola e Estados Unidos, por exemplo.

Nós e os Clássicos será transmito semanalmente, aos sábados, às 16H30, com repetição às 21H30.