A PT e a SIC apresentaram hoje em Lisboa dois projectos para aproximar o programa Peso Pesado dos telespectadores: A aplicação interactiva e o canal SIC Especial: Canal Peso Pesado.

A primeira é uma funcionalidade acessível através do comando vermelho do comando MEO e permite o acesso a conteúdos alusivos ao programa: detalhes dos concorrentes e a evolução do seu peso, dicas dos treinadores, desafios, entre outros, tendo também vídeos exclusivos e acesso à página de Facebook do programa, bem como ligação à MusicBox para o download ou stream de playlists dedicadas a exercício físico.

Esta aplicação é baseada nas anteriores aplicações interactivas de programas (Mundial 2010, Ídolos, Casa dos Segredos, entre outras) junta-se às dezenas de aplicações que o MEO tem, desde widgets para ver o tempo ou as farmácias de serviço às mais recentes notícias.

Já o canal Peso Pesado funcionará como uma extensão do programa transmitido na SIC generalista, contendo conteúdos exclusivos relacionados com as emissões diárias. Terá como base o material recolhido para o programa e irá transmitir 4 horas de programação original por dia (em loop durante 24 horas).

Pedro Leitão, Administrador da PT, está “feliz” por ter a aplicação no MEO e que ambos os projectos se enquadram na estratégia do operador: “Conteúdos inovadores, exclusivos e interactivos“. Para além disto, depositou grande confiança no formato, dizendo que “tem tudo para ser um sucesso“.

Leitão revelou ainda que a aplicação interactiva e o canal nunca foram feitos a nível mundial em qualquer edição do franchise The Biggest Loser e que, por isso, tal como o director da SIC Luís Marques fez questão de frisar, os proprietários do programa estão muito atentos a ambos os projectos.

O canal irá começar a emitir a 24 de Abril (está ainda dependente da autorização da ERC) com auto-promoções e irá começar a emitir conteúdos do programa à 1h da manhã do dia 2 de Maio, ou seja, logo a seguir à estreia do programa na SIC generalista, dia 1 de Maio (data de estreia também confirmada nesta apresentação à imprensa). Esses conteúdos serão repetidos de 4 em 4 horas e renovados todos os dias à 1h da manhã.

Júlia Pinheiro está em pulgas para que o programa comece. Adiantou em conferencia de imprensa que Peso Pesadoé o início de um caminho mais saudável na televisão portuguesa” e, em declarações ao Espalha-Factos, desvendou já alguns detalhes. À quarta semana de gravações, “os resultados físicos e mentais já se começam a ver” e “já há jogo” por parte dos concorrentes. Apesar das emissões diárias de 40/45 minutos, o programa está “formatado à imagem do americano“, com provas semelhantes àquelas a que os espectadores se habituaram a ver na SIC Mulher.

Peso Pesado tem, assim, cada mais razões para atrair espectadores ao programa. Estreia Domingo, 1 de Maio, na SIC. Resumos diários de 40 a 45 minutos serão emitidos diariamente e uma versão mais alargada será exibida todos os Domingos.

ACTUALIZAÇÃO: Com a entrada em grelha do Canal Peso Pesado no MEO para a posição 11, a RTP Memória, canal que ocupava essa posição, passa para a posição 13, onde anteriormente estava a RTP África, que muda assim para a posição 229.