A vencedora de um Grammy na categoria de Artista Revelação deste ano, Esperanza Spalding, estará nos Coliseus do Porto e Lisboa, nos dias 15 e 16 de Julho.

Esperanza canta em inglês, castelhano e português e toca contrabaixo. A sua paixão pela música começou cedo, com quatro anos, quando viu tocar o violoncelista Yo-Yo Ma. Um ano mais tarde, aprendeu auto-didacticamente a tocar violino, ingressando na Chamber Music Society of Oregon, colectividade musical que acompanhou até ter 15 anos.

Com 26 anos, a cantora jazz conta já com três álbuns na sua discografia: Junjo, de 2006; Esperanza, de 2008 e o mais recente, Chamber Music Society, de 2010. Estará no coliseu do Porto dia 15 e em Lisboa no dia seguinte. A artista já esteve em Portugal em 2009, no CCB (Centro Cultural de Belém).

Não actua sozinha, traz consigo a sua banda composta por: Terri Lyne Carrington (bateria), Leo Genovese (piano), Sara Caswell (violino), Jody Redhage (violoncelo), Lois Martin (viola) e Leala Cyr (coros).

Os preços para o espectáculo no Porto estão entre os 27 euros (camarotes) e 40 euros (cadeiras de orquestra). Ainda não são conhecidos os valores para Lisboa.

Veja aqui o vídeo de Ponta de Areia (original de Milton Nascimento), música do álbum Esperanza:

httpv://www.youtube.com/watch?v=wpvQUzPdBLY&feature=player_embedded