Os dois principais líderes partidários vão estar frente a frente num debate televisivo a decorrer no dia 20 de Maio, transmitido pela RTP1. Trata-se do último de dez debates entre os candidatos a Primeiro-Ministro de Portugal.

O sorteio aconteceu esta segunda-feira, entre os três canais generalistas portugueses: RTP, SIC e TVI. Com o acordo dos partidos, e tal como aconteceu nas Eleições Legislativas de 2009, os partidos sem assento parlamentar ficam de fora dos debates.

Serão então dez os confrontos televisivos, cada um com dois candidatos a Primeiro-Ministro. O ciclo tem início a 6 de Maio, com o frente a frente entre Paulo Portas e Jerónimo de Sousa, na RTP. Cada debate terá início às 21 horas e a duração de quarenta e cinco minutos, à excepção do último, entre José Sócrates e Pedro Passos Coelho, com a duração de uma hora.

Por sorteio será também determinado o candidato a quem se faz a primeira questão em cada debate. Os confrontos deverão ser conduzidos pelos jornalistas Vítor Gonçalves (RTP), Clara de Sousa (SIC) e Judite de Sousa (TVI).

Aqui fica a lista completa de debates televisivos e os respectivos canais em que serão exibidos:

6 de Maio – Paulo PortasJerónimo de Sousa RTP

9 de Maio – José Sócrates x Paulo PortasTVI

10 de Maio – Passos Coelho x Jerónimo de SousaTVI

11 de Maio – José Sócrates x Francisco LouçãSIC

12 de Maio – Francisco Louçã x Jerónimo de SousaRTP

13 de Maio – Passos Coelho x Paulo PortasSIC

16 de Maio – José Sócrates x Jerónimo de SousaSIC

17 de Maio – Passos Coelho x Francisco LouçãTVI

19 de Maio – Paulo Portas x Francisco LouçãSIC

20 de Maio – José Sócrates x Passos Coelho RTP