O Youtube lançou uma nova campanha, a YouTube Copyright School, protagonizada pelas personagens de Happy Tree Friends. Esta escola pretende ensinar os utilizadores da rede social a respeitar os direitos de autor.

Depois de ter recebido uma notificação de rejeição de um vídeo que vai contra os direitos de autor, o cibernauta terá de assistir a uma aula sobre o respeito aos mesmos. A escola virtual começa a sua aula com um vídeo de cerca de cinco minutos, em que uma voz off, ilustrada pelos desenhos animados, explica quais os conteúdos que podem ou não ser divulgados no site.

De seguida, o utilizador terá que responder a um questionário de escolha múltipla para comprovar a compreensão da mensagem transmitida. Só depois de completo e aprovado o exame, o cibernauta poderá voltar a publicar vídeos com a sua conta.

O Youtube lançou ainda esta semana novas políticas de protecção dos direitos de autor, que prevêem o encerramento de contas que publiquem regularmente vídeos com conteúdo protegidos.