Foi hoje divulgada a lista de candidatos à Palma de Ouro 2011. Os irmãos Dardenne, Pedro Almodóvar et Kaurismaki encontram-se entre os 19 candidatos a suceder ao turco Apichatpong Weerasethakul, realizador de Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives filme vencedor em 2010.

São 19 os filmes candidatos a um dos mais importantes prémios do cinema mundial. No entanto, a organização não descarta a hipótese de alargar a lista. O americano Robert de Niro será o presidente do júri da selecção oficial.

Entre os actuais 19, encontramos os já galardoados realizadores Lars Von Trier (Melancholia), Nanni Moretti (Habemus Papam) e os irmãos belgas Jean Pierre e Luc Dardenne (Le Gamin au vélo).

Pedro Almodóvar está também presente neste lista, através da sua incursão nos filmes de terror com La Piel que Habito, filme que marca o reencontro do realizador espanhol com Antonio Banderas. Almodóvar é um recorrente na selecção oficial de Cannes. Dos seus últimos cinco filmes, este é o quarto a figurar na lista de filmes candidatos à Palma de Ouro.

Outros filmes presentes são We Need to Talk About Kevin, de Lynne Ramsay, This Must Be The Place de Paolo Sorrentino e Le Havre, do cineasta finlandês Aku Kaaurismäki. Mesmo não fazendo parte da competição, a organização do festival já anunciou as ante-estreias do segundo episódio da famosa animação da Dreamworks Kung Fu Panda e do próximo filme da saga Piratas das Caraíbas.

Em 2011, o festival de Cannes promete gerar conversa entre os políticos, sobretudo franceses. O filme de abertura será Midnight in Paris, película de Woody Allen que conta com a participação de Carla Bruni-Sarkozy, esposa do presidente francês. Já a ascensão de Nicolas Sarkozy à presidência francesa será retratada no filme The Conquest, filme que, mesmo fora de competição, promete cativar a atenção do público.

Durante o festival, será ainda entregue uma Palma honorífica, ao cineasta italiano Bernardo Bertolucci, nunca galardoado pelo festival francês.

Daqui a menos de um mês, as maiores vedetas do cinema mundial prometem invadir a famosa cidade da riviera francesa. A passadeira vermelha da 64ª edição do Festival de Cannes permanecerá estendida de 11 a 22 de Maio.

Selecção oficial de filmes candidatos à Palma de Ouro 2011:

Pedro Almodovar : La piel que habito
Bertrand Bonello : L’Apollonide – Souvenirs de la maison close
Alain Cavalier :
Pater
Joseph Cedar : Hearat Shulayim (Footnote)
Nuri Bilge Ceylan : Bir Zamanlar Anadolu’da (Once upon a Time in Anatolia)
Jean-Pierre et Luc Dardenne : Le gamin au vélo
Aki Kaurismäki :
Le Havre
Naomi Kawase :
Hanezu No Tsuki
Julia Leigh :
Sleeping Beauty
Maïwenn : Polisse
Terrence Malick : The Tree of Life
Radu Mihaileanu :
La Source des Femmes
Takashi Miike :
Ichimei (Hara-Kiri: Death of a Samuraï)
Nanni Moretti : Habemus Papam
Lynne Ramsay :
We Need to Talk About Kevin
Markus Schleinzer :
Michael
Paolo Sorrentino : This must be the Place
Lars von Trier :
Melancholia
Nicolas Winding Refn : Drive