Estreado no passado Sábado,  marca o regresso de Catarina Furtado a um formato onde as crianças são as protagonistas. Adaptado do original Chi ha incastrato Peter Pan?, a nova aposta da RTP 1 resultou bastante bem, em todos os níveis, incluindo em termos audiométricos, sendo o sexto programa mais visto do dia.

O PROGRAMA DA SEMANA

É sempre bastante mais agradável ver Catarina Furtado à frente deste programa do que a conduzir formatos como Dança Comigo. Aqui, Catarina é mais espontânea, está mais à vontade e no meio das crianças fica bastante bem. A apresentadora esteve elegante e conduziu de forma alegre a emissão, ao longo de aproximadamente hora e meia.

O grupo de crianças desta primeira edição também foi bem seleccionado. Desde o mais jovem até ao mais velho, todos tinham características próprias. Aquele menino que entrou como anjinho, que passou a diabinho e terminou o programa como caçador do lobo mau, na história da rapariga de capuz vermelho, foi o destaque da noite. Apenas era dispensável aquela apresentação tão extensa das estrelas da noite, no início da emissão.

Quanto aos convidados, Fernando Mendes, Paulo Bento e Rui Unas foram bem escolhidos para estrear o palco onde respondem às perguntas mais caricatas dos mais pequenos. Com especial destaque para as perguntas colocadas a Fernando Mendes, como por exemplo “Quem é que te corta as unhas dos pés?” ou “Porque é que todos se riem quando te ris?”. Deliciosas estas perguntas.

Já a convidada musical não foi, parece-me, a melhor opção. Não sei quem é que se irá lembrar de Ana Moura a cantar fado para meninos entre os 6 e os 10 anos. Por um lado, a mistura e a oposição de estilos pode resultar em momentos, perguntas e situações caricatas. Mas por outro, destoa um pouco no meio daquele espectáculo dedicado ao público mais jovem.

Os momentos de apanhados com as crianças são realmente hilariantes. Apanhar crianças, os seres mais inocentes que podem existir, é bem mais divertido do que muitos enlatados que a televisão nos costuma oferecer. Situações como ter duas crianças a discutir por causa de um gelado a derreter, ou uma menina de 6 anos a improvisar um inglês inexistente para impressionar o director, são situações bem imaginadas, simples e que resultam bastante bem.

Com uma audiência média de 9,2% e um share de 24,9%, a RTP1 vê um programa de entretenimento a resultar nas noites de Sábado, o que já não acontecia há bastante tempo (talvez desde os tempos de Dança Comigo). Assim, o formato, leve e bem disposto,  tem pernas para andar e, a julgar pelos resultados, irá continuar a resultar ao longo das próximas semanas. Catarina Furtado e os miúdos de Portugal irão continuar a tramar o Peter Pan (e a concorrência que tome atenção, senão é ela quem sai tramada!) 17/20

A SEMANA QUE PASSOU

A Noiva CadáverRTP 1 (4/20)

Quem é que se vai lembrar de estrear este filme de animação a uma sexta-feira à meia-noite? É certo que este filme é especial, não é propriamente infantil… mas daí a ser exibido a esta hora, logo após mais uma emissão de Nico à Noite? Tudo a ver. É pior a emenda que o soneto. E assim continua a programação de horário nobre da RTP, sem rumo, a arrastar-se…

https://i1.wp.com/2.bp.blogspot.com/-wW5ePDjZc8E/TZeXtVADcqI/AAAAAAAAFHY/JHoQ1cSZiJc/s1600/perfil.png?resize=200%2C130

Perfil – TVI (10/20)

O novo magazine da TVI parece ser fortemente inspirado no Alta Definição, concorrente directo da SIC. Misturando algumas reportagens de exterior, a TVI estreou este programa que soa a estranho. Afinal é um Alta Definição ou um E-Especial? Ou é uma cópia de ambos? Parece que o público também ficou confuso, e apenas 17% das pessoas que viam televisão àquela hora ficaram a perceber do que se tratava exactamente…

http://external.ak.fbcdn.net/safe_image.php?d=7e80767e778df19cb860266c73bd4152&w=130&h=130&url=http%3A%2F%2Fi.ytimg.com%2Fvi%2Fc8CdcgO63r0%2F0.jpg

O Último a Sair RTP 1 (16/20)

A promoção é original e a expectativa à volta do programa já começou. Uma promo com cinco segundos que inclui pistas ocultas que só os mais atentos conseguirão decifrar. Um jogo dentro de um jogo, um enigma para decifrar do que se trata este programa. Ainda nem sabemos o que é e esta nova aposta da RTP1 já dá que falar. Deviam haver mais promoções assim!