Os filmes e as séries televisivas conquistam fãs um pouco por todo o mundo e a Clipremiere Events encarrega-se de trazer ao nosso país os seus protagonistas, organizando convenções de fãs. Este ano, são quatro as convenções que a empresa está a organizar e o Espalha-Factos, colaborador na iniciativa, apresenta-te aqui os nomes já confirmados e algumas características destes eventos.

Depois do cancelamento da Salvation Con, em Fevereiro deste ano, que espalhou o desânimo pelos fãs da série Sobrenatural, a Clipremiere Events conduziu os seus esforços para a organização das quatro restantes convenções programadas para 2011: The Awakening Con (The Vampire DiaresDiários do Vampiro), de 17 a 19 de Junho; Midnight Con (TwilightCrepúsculo), de 9 a 11 de Setembro; Don’t Stop the Gleeks Con (Glee), em Dezembro; e Wingardium Con (Harry Potter), ainda sem data definida. Existe ainda a possibilidade de se realizar, este ano, a Luso Actors Con, uma convenção de actores portuguesas. Trata-se de uma ideia que, no entanto, ainda está em fase de desenvolvimento.

A Awakening Con terá então lugar já em Junho deste ano, juntando os fãs da série Diários do Vampiro na cidade de Lisboa. O primeiro convidado oficial anunciado pela Clipremiere Events, no início deste mês, é o protagonista Paul Wesley, que interpreta o mais novo irmão Salvatore, Stefan. Wesley estará em Portugal para esta convenção, acompanhado por outros actores da série, ainda por revelar, sendo uma grande primeira confirmação para o evento.

A Midnight Con, por seu lado, decorrerá em Setembro deste ano, em Lisboa, durante três dias de grande interacção com actores e fãs. O fenómeno mundial do livro e do filme Crepúsculo levaram a Clipremiere Events a organizar esta que é a primeira convenção de Twilight no nosso país. Ao longo do mês de Março, foram anunciados os dois convidados que já confirmaram a sua presença na convenção: Tyson Houseman, um dos lobos da saga; e Peter Facinelli, actor que interpreta o vampiro Carlisle Cullen. A Midnight Con contará com outros convidados, que serão anunciados em breve.

Quanto à Don’t Stop the Gleeks Con, esta será a primeira convenção organizada a nível europeu para os fãs da série televisiva. Lisboa será de novo palco do evento, em Dezembro deste ano, ainda sem mais pormenores para revelar. Também a Wingardium Con e a Luso Actors Con carecem ainda de uma data definida e de convidados confirmados, mas deverão ambas realizar-se em 2011, segundo a organização.

Apesar de ainda não terem um plano definido, o Espalha-Factos pode adiantar que estas convenções serão semelhantes ao nível de actividades, contando com conferências, sessões de autógrafos e festas, como é costume acontecer nestes eventos. Aqui ficam então algumas das actividades a ser desenvolvidas:

A Guest Talk é uma conferência dada pelos actores da série / filme, aos jornalistas e participantes, com duração de uma hora. A Clipremiere Events disponibiliza uma tradução em simultâneo para quem precisar. Haverão também Photo Ops, momentos nos quais os fãs podem tirar fotografias com os seus actores favoritos, com a duração de uma hora por actor. Os bilhetes para estas sessões têm de ser comprados na loja online da empresa, antes do evento.

O evento contará também com uma sessão de autógrafos, com a duração de uma hora por actor. Os autógrafos terão de ser comprados na loja da empresa e poderão apenas ser efectuados sobre material oficial da série. Incluído nos passes Vip, a Lunch Session consiste num grupo de fãs que terá a possibilidade de falar pessoalmente com um dos actores convidados durante cerca de quarenta e cinco minutos, enquanto poderá provar uma refeição especial preparada pela equipa de catering. Nas noites de sexta-feira e domingo, a festa Cocktail Party animará os presentes, e no Sábado acontecerá um concerto com artistas convidados.

Realizar-se-ão concursos de âmbito artístico, nomeadamente ao nível de vídeos originais, fan arts originais ou fanfics, sendo que os vencedores recebem produtos da série / filme e da empresa. Os fãs podem ainda adquirir merchandising numa loja instalada no recinto. Por fim, no último dia do evento, acontecerá um leilão de produtos autografados pelos artistas convidados e uma parte do dinheiro obtido será doado a uma organização/associação de beneficência não governamental.

Para mais informações acerca de preços e actividades, consulta o site da Clipremiere Events.