Chegado a muitos de nós através da famosa longa-metragem da Disney, em 1937, A Branca de Neve é um conto oral alemão, compilado pelos irmãos Grimm, no início do século XIX. Alvo de diferentes versões, filmes e todo o tipo de adaptações, A Branca de Neve está de volta em 2012, em duas novas películas.

Tarsem Singh e Rupert Sanders serão os responsáveis pelas diferentes adaptações, que prometem fazer todos os amantes da sétima arte reviver este clássico conto.

A versão de Singh, responsável por filmes como A Cela (2000) e a concluir Immortals, deverá ser protagonizada por Lily Collins, no papel da Branca de Neve. Esta versão contará com a participação de Julia RobertsArmie Hammer (A Rede Social), representando, respectivamente a bruxa má e o príncipe Andrew Alcott.

Segundo o imdb e o The Playlist, esta versão, cujo título provisório é The Brothers Grimm: Snow White, deverá trazer um retrato mais escuro deste conto. Branca de Neve irá aliar-se aos famosos sete anões para destruir a rainha má, responsável pela devastação do reino e pela morte do seu pai. O lançamento desta película, que terá uma versão 3D, está previsto para 29 de Junho de 2012, nos Estados Unidos, cerca de seis meses antes da versão de Rupert Sanders.

Prevista para 21 de Dezembro de 2012 (EUA), a versão de Sanders intitular-se-à Snow White and the Huntsman. Como o nome indica, deverá focar-se, principalmente, na relação entre a Branca de Neve e o caçador que, desrespeitando as ordens para matar a primeira, acaba por ajudá-la, sendo o seu mentor, ensinando-a a sobreviver na floresta.

Escrito por Evan Daugherty,  e produzida pela Universal Studios, esta película contará com as actrizes Kristen Stewart (da saga Twilight) e Charlize Theron, respectivamente, como a Branca de Neve e a bruxa má.

Quanto ao caçador, o actor Viggo Mortensen foi sendo dado como principal candidato. Na semana passada, o Hollywood Reporter noticiou que as negociações entre o actor e a produtora tinham fracassado, devido à elevada exigência salarial do primeiro, sendo por isso desconhecido o nome do actor que desempenhará este papel.

Estas duas adaptações aparecem como concorrentes directas, e só o tempo dirá qual delas será a preferida, quer do público, quer da crítica. Até 2012, resta reviver o conto, através dos diferentes livros, videojogos ou filmes que nele se inspiraram, ou  da sempre marcante longa-metragem da Disney.