A nova aposta das rádios Comercial e M80 passa por uma maior utilização das funcionalidades do RDS – Radio Data System em FM, sendo já possível saber qual a música, e quem a canta no exacto momento em que é escutada.

Para que os ouvintes desfrutem deste sistema é necessário possuir um rádio FM com RDS e a função Rádio Texto (RT) activada. O conceito é simples: Ao sintonizar uma estação recebem-se dois sinais: um áudio e um digital. O sinal digital disponibiliza informações como o nome da estação, o tipo de estação, a sincronização da hora, e um texto opcional. Esta última torna-se imprescindível uma vez que requer a sincronização, com o computador de emissão, para que seja possível a exibição do nome da canção e do artista ou grupo no visor de qualquer rádio.

O Espalha Factos testou o novo sistema na região da grande Lisboa que funciona nas frequências 97.4 MHz da Comercial e 104.3 MHz da M80 como se pode verificar neste video. Porém, até ao momento não nos foi confirmado se esta função está disponível nas restantes frequências das estações no país.