comercial_th

Comercial e M80 divulgam artista e canção no rádio

A nova aposta das rádios Comercial e M80 passa por uma maior utilização das funcionalidades do RDS – Radio Data System em FM, sendo já possível saber qual a música, e quem a canta no exacto momento em que é escutada.

Para que os ouvintes desfrutem deste sistema é necessário possuir um rádio FM com RDS e a função Rádio Texto (RT) activada. O conceito é simples: Ao sintonizar uma estação recebem-se dois sinais: um áudio e um digital. O sinal digital disponibiliza informações como o nome da estação, o tipo de estação, a sincronização da hora, e um texto opcional. Esta última torna-se imprescindível uma vez que requer a sincronização, com o computador de emissão, para que seja possível a exibição do nome da canção e do artista ou grupo no visor de qualquer rádio.

O Espalha Factos testou o novo sistema na região da grande Lisboa que funciona nas frequências 97.4 MHz da Comercial e 104.3 MHz da M80 como se pode verificar neste video. Porém, até ao momento não nos foi confirmado se esta função está disponível nas restantes frequências das estações no país.

 

Mais Artigos
Netflix
‘The Crown’. Novo elenco inicia as gravações da quinta temporada ainda este ano