A última parte da saga Crepúsculo, que corresponde ao segundo livro de Amanhecer, está em risco de ser cancelada devido ao abandono da produção por parte da actriz principal, a jovem Kristen Stewart.

A segunda parte de Amanhecer, com estreia prevista para o final de 2012, tem estado em gravações. Porém,  numa imprevista situação hoje revelada pela StarShare, a actriz principal pode abandonar o projecto para aceitar uma nova proposta para protagonizar um filme dramático.

A popularidade da actriz, um dos motivos para o sucesso da franquia, poderá agora ser um entrave à continuidade do projecto, pois embora seja cogitada uma substituição, as perdas que isso implicaria a nível de público têm deixado preocupados os executivos da Summit Entertainment, que temem um flop nas bilheteiras mundiais. Assim, o primeiro filme de Amanhecer, já gravado, que será lançado no final deste ano, poderá ser o último filme da saga.

Kristen Stewart protagonizou até aqui a saga Twilight, no papel de Bella Swan, ao lado de Robert Pattinson (Edward Cullen) e Taylor Lautner (Jacob Black). A saga, de grande sucesso, viu lançados os seus três primeiros filmes em 2008 (Crepúsculo), 2009 (Lua Nova) e 2010 (Eclipse), a um ritmo de um filme por ano.