piercing 1

Piercing 1 de Liu Jian vence a Monstra

A primeira longa-metragem chinesa totalmente independente  e de autoria exclusiva de Liu Jian, Piercing 1, venceu o prémio Monstra-RTP2 deste ano.

Piercing 1 é um drama que reflecte a China do nosso século, nomeadamente a crise económica de 2o08, o encerramento de muitas empresas e o fenómeno do desemprego vivido por Zhang Xiaojun, um jovem chinês que trabalhava numa fábrica de sapatos para poder pagar a faculdade. Conta as dificuldades que passa na sua rotina, bem como, as injustiças de que é alvo. A produção deste filme custou cerca de 100 mil dólares. Liu Jian escreveu, produziu, realizou e fez a animação desta longa-metragem que vence a Monstra deste ano e contava já com o prémio de melhor longa-metragem no último Cinanima (Festival Internacional de Cinema de Animação, em Espinho).

httpv://www.youtube.com/watch?v=cPuFYovBpSE

Para o público do evento de cinema, a melhor longa-metragem foi o filme O mágico (L’illusionniste)Sylvain Chomet, uma co-produção da França com o Reino Unido. Além desta distinção tinha já ganho o prémio César e foi um dos nomeados para o Óscar de melhor filme de animação.

Chico & Rita, da autoria de Fernando Trueba e Javier Mariscal, venceu na categoria de melhor banda sonora. A música do filme era da autoria do compositor Bebo Valdés.

O filme Life without Gabriella Ferri, da autoria de Priit Pärn, da Estónia, obteve um prémio especial do júri. Na categoria curtas-metragens de estudantes, a realizadora eslovaca Veronika Obertovà, ganhou o prémio do júri pelo filme Villiam. Nas curtas portuguesas, Cozido à  Portuguesa, de Natália Andrade foi a vencedora.

Este ano havia prémio também para as curtíssimas, inferiores a dois minutos, na qual a realizadora da Hungria – Borbála Tomp – venceu o prémio com Agobago’s Dream. Esta categoria incluía animações e publicidades. A curtíssima da portuguesa Teresa Cortez, The Skin on me, foi a vencedora.

Os filmes premiados podem ser vistos amanhã pelas 17.30h na Selecção de Curtas Vencedoras. Às 21.30h passa o filme Piercing 1, no Cinema S. Jorge e, antes, por volta das 19h pode ser visto este filme de Liu Jian, no cinema City Alvalade. A Monstra termina por volta das 21.45h como filme Tales from Earthsea de Goro Miyazaki (filho do famoso realizador japonês Hayao Miyazaki.)

Para mais informações visitar http://www.monstrafestival.com/2011/

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Unsolved Mysteries
Há mais seis ‘Mistérios Sem Solução’ para resolver na Netflix