A primeira longa-metragem chinesa totalmente independente  e de autoria exclusiva de Liu Jian, Piercing 1, venceu o prémio Monstra-RTP2 deste ano.

Piercing 1 é um drama que reflecte a China do nosso século, nomeadamente a crise económica de 2o08, o encerramento de muitas empresas e o fenómeno do desemprego vivido por Zhang Xiaojun, um jovem chinês que trabalhava numa fábrica de sapatos para poder pagar a faculdade. Conta as dificuldades que passa na sua rotina, bem como, as injustiças de que é alvo. A produção deste filme custou cerca de 100 mil dólares. Liu Jian escreveu, produziu, realizou e fez a animação desta longa-metragem que vence a Monstra deste ano e contava já com o prémio de melhor longa-metragem no último Cinanima (Festival Internacional de Cinema de Animação, em Espinho).

httpv://www.youtube.com/watch?v=cPuFYovBpSE

Para o público do evento de cinema, a melhor longa-metragem foi o filme O mágico (L’illusionniste)Sylvain Chomet, uma co-produção da França com o Reino Unido. Além desta distinção tinha já ganho o prémio César e foi um dos nomeados para o Óscar de melhor filme de animação.

Chico & Rita, da autoria de Fernando Trueba e Javier Mariscal, venceu na categoria de melhor banda sonora. A música do filme era da autoria do compositor Bebo Valdés.

O filme Life without Gabriella Ferri, da autoria de Priit Pärn, da Estónia, obteve um prémio especial do júri. Na categoria curtas-metragens de estudantes, a realizadora eslovaca Veronika Obertovà, ganhou o prémio do júri pelo filme Villiam. Nas curtas portuguesas, Cozido à  Portuguesa, de Natália Andrade foi a vencedora.

Este ano havia prémio também para as curtíssimas, inferiores a dois minutos, na qual a realizadora da Hungria – Borbála Tomp – venceu o prémio com Agobago’s Dream. Esta categoria incluía animações e publicidades. A curtíssima da portuguesa Teresa Cortez, The Skin on me, foi a vencedora.

Os filmes premiados podem ser vistos amanhã pelas 17.30h na Selecção de Curtas Vencedoras. Às 21.30h passa o filme Piercing 1, no Cinema S. Jorge e, antes, por volta das 19h pode ser visto este filme de Liu Jian, no cinema City Alvalade. A Monstra termina por volta das 21.45h como filme Tales from Earthsea de Goro Miyazaki (filho do famoso realizador japonês Hayao Miyazaki.)

Para mais informações visitar http://www.monstrafestival.com/2011/