O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
3ds

3DS e Ipad2: Nunca mais é sexta!

Para muitos, o dia 25 de Março não significa absolutamente nada. No entanto, pela Europa fora, são muitos os que aguardam impacientemente a entrada neste novo dia, para que se inicie a venda de dois dos equipamentos tecnológicos mais esperados de 2011: A Nintendo 3DS e o Ipad2.

O lançamento da nova consola do gigante nipónico está a ser preparado com pompa e circunstância. No centro comercial Colombo, a Worten estará aberta em horário prolongado e o lançamento da sucessora da Nintendo DS será apresentado por Cláudia Vieira.

A verdade é que a chegada deste novo gadget é de elevado interesse para muitos, e não somente para os habituais apreciadores de videojogos. A grande novidade da 3DS é o facto do ecrã superior desta possibilitar o visionamento de imagens a três dimensões, sem óculos.

httpv://www.youtube.com/watch?v=qZR_yFVETuU

Desde o seu lançamento, serão disponibilizados 13 jogos para esta consola, possibilitando a função 3D. A consola vem acompanhada com alguns jogos pré-instalados, que exploram as características do novo aparelho nipónico. O efeito 3D é regulável, para que se possa adaptar à visão de cada um. Pode ainda ser desactivado, o que é aconselhado para as crianças com menos de seis anos. A 3DS permite ainda tirar fotografias a três dimensões através das suas duas câmaras exteriores.

A 3DS mostra a aposta da Nintendo no público em geral, através do seu espírito inovador. O conceito original do gigante japonês já tinha estado presente no lançamento da Nintendo DS, através do ecrã táctil e da consola Wii, pelo sistema de reconhecimento de movimentos dos comandos Wiimote.

A partir das 00:00 horas do dia 25 de Março, a 3DS encontra-se à venda por 250 euros, tendo já batido o recorde de pré-vendas no Amazon britânico.

Para adquirir o Ipad2, a espera será um pouco mais prolongada. Se o lançamento da 3DS chegará com as 12 badaladas, o lançamento do novo tablet da Apple apenas se realizará às 17:00.

O novo dispositivo da “maçã americana” é muito mais leve, fino e rápido do que o seu antecessor, sendo ainda constituído por duas câmaras e disponível em versão branca e preta. Todas as informações sobre o novo gadget americano estão disponíveis  aqui, num artigo redigido por César Passinhas, quando o aparelho foi apresentado por Steve Jobs.


O Ipad2 estará disponível em versão 16, 32 e 64 gigabytes e terá um custo mínimo de 479 euros, dependendo do modelo escolhido.

O dia 25 de Março ficará certamente marcado para a posterioridade, como um dia fundamental no desenvolvimento tecnológico para a indústria do entretenimento. A verdade é que, apesar de serem extremamente diferentes, estes novos dispositivos são ambos utilizados, em primeiro lugar, como forma de entretenimento. Nintendo e Apple são, por isso, também elas rivais, facto a que  não será alheia a partilha desta data de lançamento.