A ERC aprovou a alteração de nome da Rádio Capital, que emite em Lisboa e no Porto, para Rádio Sudoeste FM. Esta deliberação marca o início da união entre a Lusocanal, de Luís Montez e a operadora TMN no mundo da rádio.

O pedido, tal como avançou o Espalha Factos no mês passado, deu entrada em finais de Fevereiro no organismo regulador. A nova estação pretende ser uma referência na nova música nacional e internacional e para isso adoptou o nome de um dos mais bem sucedidos festivais de verão do país, produzido pela Música do Coração, empresa de organização de eventos também detida por Montez.

De acordo com a deliberação, a mudança de serviço de programas da estação foi aprovada com algumas condições, à margem do que aconteceu aquando da autorização da Vodafone FM, dirigida pelo grupo Media Capital. Isto significa que a Sudoeste FM terá limitações à percentagem da publicidade da marca em antena, restringida a 50% do espaço comercial permitido por lei, bem como que o logótipo identificativo da estação mantivesse uma identidade própria.

A Rádio Capital emite em Lisboa (100.8 MHz) e no Porto (102.7). No passado chegou a emitir inclusive para a região do “verdadeiro” sudoeste, através das frequências 89.3 MHz (Odemira) e 104 MHz (Lagos), entretanto desactivadas.