A parceria entre a ZON e a cadeia norte-americana ABC, que permite aos assinantes do serviço ZON videoclube visualizar inúmeras séries conhecidas do público em qualquer altura, a partir do serviço Video On Demand (VOD), faz de Portugal o segundo país a receber este tipo de plano para os lados europeus.

Um número alargado de séries televisivas da cadeia norte-americana encontra-se disponível na plataforma VOD Europeia, administrada por canais locais. Agora, na sequência de um acordo semelhante com a BT Vision do Reino Unido, no ano passado, esta sociedade entre a ZON e a sucursal da Walt Disney Company na Península Ibérica faz dos dois países os únicos a terem uma plataforma internacional VOD gerida pela própria ABC fora dos Estados Unidos.

O serviço foi lançado esta segunda-feira e conta, actualmente, com 500 títulos. Através de uma adesão mensal de 10 euros ao pacote Filmes e Séries Ilimitado, os clientes deste serviço poderão ver e rever em qualquer momento as temporadas completas de produções televisivas de sucesso como Donas de Casa Desesperadas, Castle, Mentes Criminosas, Perdidos ou Anatomia de Grey. Os clientes da plataforma ZON IRIS não terão de pagar qualquer custo pelo serviço.

A ABC tem sentido a necessidade de explorar este plano da lógica on demand por conta própria, guiada pelo desejo de alcançar novos mercados e pela incapacidade de garantir certos acordos de licenciamento de conteúdo com as emissoras locais fora dos Estados Unidos. Em parte, dificultada pela impossibilidade de divulgação e transmissão on-line do site Hulu (site detido em parte pela ABC) noutras zonas fora da América.