Hoje celebra-se o Dia do Pai. É o dia para dizermos àqueles que nos acompanham desde o primeiro minuto o quanto gostamos deles e da sua companhia, de lhes preparar algo especial, de lhes garantir um dia completamente diferente entre os 365 dias (ou 366, conforme o caso) que o ano tem.

Ainda não tem um programa delineado? Não sabe o que fazer de diferente com o seu pai? Aqui vão as sugestões para um fim-de-semana variado para passar com o pai (pronto, também pode levar a mãe para não a deixar triste).

Se o seu pai é um amante do mundo animal e mais precisamente de cavalos, o Campo Pequeno, que já está habituado a receber estes animais na sua arena devido às touradas, desta vez trá-los no espectáculo do grupo Apassionata – À Luz das Estrelas, o espectáculo equestre de maior sucesso na Europa.

À Luz das Estrelas conta a história de uma luta imaginária entre o Bem e o Mal, personificados respectivamente por Leya e o cavaleiro Garrocha, e apresenta mais de 4 dezenas de cavalos de raças diferentes (incluindo a raça portuguesa, o cavalo Lusitano).

Ana Brito e Cunha será a apresentadora do espectáculo, tal como aconteceu já numa outra edição em 2009, produzida pela UAU, tendo sessões às 16:00 e 21:30 de Sábado e às 16:00 de Domingo. Os bilhetes do espectáculo que promete mostrar a simbiose entre Homem e cavalo vão dos 20 aos 75 euros, de acordo com o lugar escolhido.

Mas se o seu pai é um apreciador de ritmos mais jovens e contemporâneos e defensor da música produzida em Portugal, tem de levá-lo ao S. Jorge no Sábado à noite para assistir ao concerto dos Expensive Soul. O grupo convida Rui Veloso e Kika Santos para se juntarem ao concerto com temas do seu terceiro trabalho e mais recente denominado Utopia, desta feita num toque mais acústico.

O espectáculo da banda cujo hit O Amor é Mágico passa ultimamente e em força nas rádios nacionais inicia-se às 22:00 e têm o preço de 12 euros para a 1ª plateia e 10 euros para a 2ª plateia e balcão.

Tem um pai desportista? Ainda melhor: é um desportista? Se sim, reserve a manhã de Domingo para a 21ª Meia Maratona de Lisboa, com partida marcada às 10:30 no largo da portagem da Ponte 25 de Abril. Antes de dar corda às sapatilhas, terá primeiro de realizar as inscrições e pagar o valor de 18 euros. Poderá encontrar mais informações sobre pontos de encontro, percursos, tempos, inscrições e iniciativas relacionadas no site oficial da Meia Maratona.

Se, por acaso, o fim-de-semana não for muito seu amigo ao nível de horários ou o seu pai for um ‘poeta convicto’, guarde a segunda-feira para levá-lo ao Centro Cultural de Belém e celebrar o Dia Mundial da Poesia, numa iniciativa do CCB em parceria com o Plano Nacional de Leitura, que se realiza pelo quarto ano consecutivo.

A partir das 11 horas pode contar com uma Feira do Livro de Poesia, com leituras de poemas por poetas, actores e personalidades e até do próprio público, concursos de poesia, exposições, workshops e conferências. Este é um dia para dedicar ao seu pai, na companhia de versos e rimas.

Se não sabia como proporcionar um fim-de-semana diferente ao seu pai, agora já não tem desculpa para cair na rotina. Neste momento, basta escolher (ou mesmo marcar presença em todas) para poder chamar ‘Pai Cultural’ à sua companhia paterna de sempre.