Os Pearl Jam regressam a estúdio já em Abril para prepararem o novo disco, adiantou o baixista Jeff Ament em entrevista à Billboard. Também o vocalista Eddie Vedder se encontra a preparar o seu primeiro álbum a solo, que será  lançado em Junho.

Além da novidade de Eddie Vedder lançar o seu álbum individual que se designará Uke Song’s, chega a confirmação de que a banda de Seattle não tenciona parar, apesar deste tempo de afastamento dos palcos. A partir de Abril os Pearl Jam preparam o sucessor de Backspacer (2009): «Fizemos uma série de demos e toda a gente tem um disco de 25 músicas. Abril vai ser quando entramos em estúdio para tocar todas estas músicas e descobrir quais as 12 ou 15 que sobrevivem. Possivelmente conseguimos ter qualquer coisa pronta este ano», conta o baixista em entrevista à Billboard.

Cameron Crowe está a realizar  um documentário para assinalar os 20 anos dos Pearl Jam, juntamente com a edição de um livro e as re-edições dos primeiros álbuns Vs Vitalogy.

Apesar da sua contribuição para a banda sonora do filme Into The Wild (2007) com realização de Sean Penn, é esta a primeira vez que um álbum acústico tem a assinatura de Eddie Vedder. As canções foram tocadas no ukulele, daí o nome do álbum.

Oiça aqui o Longing to Belong, o primeiro single divulgado do álbum Uke song’s:

httpv://www.youtube.com/watch?v=doZGNWyGDh0