Os portugueses Terrakota e Ana Moura estão nomeados pela revista britânica Songlines para os Prémios Songlines Music 2011.

A fadista Ana Moura está nomeada  na categoria de Melhor Artista, com o álbum Leva-me aos fados, juntamente com Femi Kuti, Youssou N’Dour, Cheikh Lô (Burkina Fasso).

Os Terrakota estão nomeados na categoria de Melhor Grupo, com o álbum World Massala on Ojo Musica, competindo com Lepistö & Lehti, Bellowhead e Hanggai.

Com estes prémios, a revista Songlines tem como “objectivo reconhecer e celebrar a boa música que se faz por todo o mundo”, distinguindo assim os melhores projectos através de quatro categorias: Melhor Artista, Melhor Grupo, Melhor colaboração multi-cultural e Grupo Revelação. Os nomeados para estes prémios são escolhidos pelos leitores da Songlines e os vencedores são posteriormente seleccionados pela equipa editorial da revista.

Na categoria de Melhor Colaboração Multi-cultural, os escolhidos pela Songlines são AfroCubism, Ballaké Sissoko & Vincent Segal, Kronos Quartet with Alim & Fargana Qasimov and Homayun Sakhi e Vishwa Mohan Bhatt & Matt Malley.

A categoria de Revelação do Ano teve como vencedores, no ano passado, os Deolinda, com o álbum Canção ao Lado. Este ano, a categoria conta com The Creole Choir of Cuba, Raghu Dixit, Syriana e Tamikrest como nomeados.

No próximo dia 21 de Março, estará à venda um CD com todas as músicas nomeadas pela Songlines. Em relação ao anúncio dos vencedores, este está previsto para Junho.