Dois anos depois de anunciada, a nova aposta da RTP1 chega à televisão no próximo fim-de-semana, sendo exibida no Sábado e no Domingo, pelas 22:00. Conexão é uma minissérie de dois episódios, em jeito de telefilmes, que revela as ligações de narcotráfico entre o Norte de Portugal e a Galiza.

Segundo João Nunes, um dos autores da trama,”Cone­xão come­çou por ser uma repor­ta­gem que, há dez anos atrás, o jor­na­lista Jorge Almeida fez para a RTP. O tema inte­res­sou ao rea­li­za­dor Leo­nel Vieira que, pas­sa­dos alguns anos, o desa­fiou a trans­for­mar essa repor­ta­gem numa fic­ção para tele­vi­são“.

A história começa quando a traineira de Mestre Narciso é arrastada em alto mar pelas forças especiais portuguesas, com o seu carregamento de haxixe de Marrocos. Marica Alberro, a chefe da família de traficantes que perdeu o carregamento, encarrega os filhos Toni e Juan de tomar as medidas necessárias para que o velho pescador não os denuncie. Por outro lado, Miguel Ângelo e José Baptista, dois pequenos empresários portugueses com uma conexão ao cartel de Cali decidem aproveitar a ocasião para tentar expandir o seu negócio de tráfico de cocaína da Colômbia, contactando a família Alberro.

Humberto, um pescador de Vila Praia de Âncora, mostra-se interessado naquele esquema e consegue convencer Nelson, um jovem desempregado, a colaborar com ele.  Nelson começa a usar o barco do pai para operações de tráfico de droga e Sara, a filha adolescente, vai deixar-se envolver cada vez mais como consumidora e viciada.

Atento a todas estas manobras estão Rafael Marques e Alexandra Gomes, dois inspectores da polícia judiciária.Os polícias portugueses, entretanto, são obrigados a colaborar com Filipe Echevarria, um polícia espanhol que também investiga as atividades da família Alberro. Com a sua ajuda acabam por sabotar uma operação de tráfego. Esse fracasso cria algumas tensões entre os irmãos Alberro, que têm opiniões contraditórias quanto à expansão do seu negócio com a conexão colombiana.

A série conta com uma equipa por­tu­guesa e espa­nhola, sendo Ivo Cane­las o protagonista luso. Na produção, que foi filmada ao longo de oito sema­nas em pelí­cula Super16, serão faladas três lín­guas (por­tu­guês, galego e cas­te­lhano). Leonel Vieira é o pro­du­tor por­tu­guês e rea­li­za­dor dos dois fil­mes. Conexão é, portanto, uma co-Produção da Stopline,  da RTP, da Continental Producciones, da TVGaliza, da Prodigius Cinema e da TV3.

httpv://www.youtube.com/watch?v=5P12HKR8rqM

Trailer da minissérie Conexão