António Lobo Antunes será distinguido com o doutoramento honoris causa pela Universidade de Lisboa, na próxima segunda-feira, dia 21 de Março, pelas 18h, na Aula Magna. Esta cerimónia está integrada no programa de comemoração dos 100 anos da Universidade de Lisboa,  sendo que este será o momento alto das comemorações.

O escritor de 68 anos já foi anteriormente distinguido com doutoramento honoris causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 2007, ano em que também recebeu o Prémio Camões. Em 2008, recebeu o Prémio Clube Literário do Porto. No ano de 2010, ganhou o Prémio SPA/RTP na categoria Melhor Ficção Narrativa. No estrangeiro, Lobo Antunes tem também sido premiado ao longo dos tempos: Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (1985); Prémio Melhor Livro Estrangeiro publicado em França (1997); Prémio Ovídio da União de Escritores dos Escritores Romenos (2003); Prémio José Donoso atribuído pela Universidade de Talca do Chile (2008).

O autor conta com uma vasta e conceituada obra e em Abril será  lançado o seu próximo livro, O Quarto Livro de Crónicas. Em Outubro é a vez do romance Comissão de Lágrimas.