fa-lascurtas

De 0 a 20 [Fá-las Curtas]

Olá. Sê bem-vindo ao primeiro De 0 a 20 de 2011, depois do ‘Especial 2010’ que foi para o ar no início do ano. A partir de agora com uma edição semanal, o De 0 a 20 irá, todas as Segundas-feiras, rever e comentar os programas  que marcam a televisão nacional.

Já sabes, contamos contigo. A tua opinião também conta!

O PROGRAMA DA SEMANA

Fá-las Curtas estreou no início do ano na RTP2. Um programa que procura jovens talentos na arte cinematográfica através da produção de curtas-metragens de ficção. À partida tem tudo para ser um programa bem sucedido: o formato, a apresentadora, o conceito e a originalidade. Mas como as audiências não são tudo na televisão (ou melhor, não deveriam ser), a qualidade deste  programa é inversamente proporcional aos resultados audiométricos.

Mesmo dando na RTP2, o programa não resulta (no Sábado passado nem apareceu no TOP 10 do canal, fazendo menos de 0.4% de audiência). O horário e dia escolhidos não são, de todo, os mais indicados. Sendo o público-alvo os jovens cineastas e os amantes do cinema, o início do serão de fim-de-semana não foi uma escolha feliz. Por exemplo, o programa Onda Curta, que está relacionada com esta temática das curtas-metragens, conseguiu este Domingo uma audiência de 0.8%, mesmo dando às 00:30.

Tal como já foi referido, muitos são os factores que, à partida, garantiam o sucesso do Fá-las Curtas. O formato em si está muito bem pensado, pois em cada programa há duas equipas em competição. Cada uma delas tem à sua disposição uma equipa de produção, um guarda-roupa, os adereços, os décors e o mote para as histórias. Depois de algumas horas para escrever o guião, têm 4 horas para gravar as curtas de 2 minutos, que são protagonizadas por dois actores conhecidos do cinema português. O momento de apresentação das curtas e posterior revelação do vencedor são o ponto alto de cada emissão.

Filomena Cautela também está muito bem na condução. Num registo diferente do 5 para a meia-noite, a apresentadora acompanha todos os passos pelos quais a equipa passa, mostrando grande à vontade e boa-disposição, sendo mais genuína que no talk-show nocturno. A própria apresentadora já confessou que é bastante diferente apresentar um e outro programa, e o resultado está à vista.

Quanto ao júri, temos o responsável do programa Onda Curta, João Garção Borges e o realizador Joaquim Leitão. O primeiro jurado acaba por se alongar em demasia nos seus comentários, sem comentar com exatidão os trabalhos apresentados. A sua opinião vale o que vale, mas por vezes é um tanto ou quanto injusto nas pontuações atribuidas, e, muitas vezes, se comparármos as suas pontuações com as de Joaquim Leitão vemos grandes diferenças. Já o realizador de cinema, apresenta os seus comentários de uma forma mais directa e certeira, sempre com uma opinião mais fundamentada, comentários perceptíveis e que terminam com a atribuição de uma pontuação justa.

Fá-las Curtas é uma lufada de ar fresco na televisão nacional. Tem o formato de concurso mas resume-se à competição em si. Não há galas em directo, não há o apelo ao voto em casa. É diferente e original. Fazem falta mais programas destes em Portugal e é pena que apenas a RTP2 arrisque em formatos do género.

.

A SEMANA QUE PASSOU

O Último Tesouro – RTP (5/20)

A televisão pública em Portugal devia ter mais respeito pelos telespectadores. Tirada da gaveta 5 anos depois, a série O Último Tesouro estreou nas manhãs de Domingo, mas ao fim de 7 episódios foi cancelada. Como é que isto é possível na RTP1? Ainda por cima a série só tem 13 episódios de 30 minutos cada. Audiências não são desculpa, porque senão muitos programas já tinham sido cancelados. Ficamos à espera de uma explicação…

18/20

Festival da Canção – RTP (12/20)

O facto de o Festival da Canção ter sido notícia em todos os canais nacionais devido à vitória polémica dos Homens da Luta. Se os camaradas não tivessem ganho o certame, tal não aconteceria.

Promo ‘Estamos Juntos’ – SIC (19/20)

Espectacular promoção que a SIC lançou este Domingo! ‘Estamos Juntos’ dá o mote a uma nova fase da estação. Uma promoção como não se via há muito em Portugal. Vale a pena conferir, aqui.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Amor Amor novela
‘Amor Amor’, ‘A Serra’ e ‘Terra Brava’ dominam em dia de Benfica