A Microsoft irá lançar a mais recente actualização do seu browser, o Internet Explorer 9 (IE 9), esta segunda-feira, dia 14 de Março. O download para a actualização poderá ser descarregado depois do IE 9 ser anunciado na South by Southwest 2011, que vai decorrer em Austin, no Texas.

Disposto a fazer frente ao crescente sucesso que outros browsers concorrentes têm tido, browsers como o Mozilla Firefox versão 4.0 (ainda em fase de testes) ou o Chrome 10 da Google, o novo Internet Explorer irá apostar num navegador com uma interface de carácter funcional e minimalista, que ocupa menos espaço no ecrã e permite um maior espaço de navegação.

Outras características e melhorias do IE 9 serão o suporte de novos padrões de desenvolvimento de web sites (HTML 5 e CSS3), melhorias ao nível da velocidade – através de um motor Chakra, para o JavaScript – e aceleração por hardware, para gráficos mais pesados. A segurança também foi tomada em conta nesta actualização e o IE 9 contará com melhorias a nível da filtragem ActiveX e monitorização externa, por exemplo.

Há cerca de um ano que a Microsoft tem vindo a lançar versões de teste para o browser IE 9, o que permitiu fazer um estudo prévio alargado para corrigir os problemas e aumentar as potencialidades e funcionalidades desta actualização. Ao mesmo tempo que esta actualização surge, o gigante informático criou uma campanha para acabar com o seu IE 6, lançado há 10 anos atrás e utilizado ainda por cerca de 12% dos internautas espalhados por todo o mundo.

Este IE 9, apesar de apresentar várias melhorias e a introdução de funcionalidades que não se encontravam presentes nas versões anteriores, só é compatível com os sistemas operativos Windows 7 e Windows Vista, deixando de parte, segundo a Netaplications, os cerca de 50% de utilizadores que ainda possuem o Windows XP, lançado em 2001.