O polémico concurso para escolher a empresa que passará a garantir a medição de audiências televisivas teve hoje os seus resultados divulgados. A GFk Portugal venceu, ultrapassando a Marktest, actual detentora da licença. 

Estes resultados, agora homologados, surgem na sequência da consulta para o fornecimento do serviço de medição de audiências de televisão lançada a 14 de Setembro de 2010. O primeiro lugar foi para a GFk Portugal, e decorreram, segundo a CAEM (Comissão de Análise de Estudos do Meio), de uma “análise e classificação efectuadas às propostas técnicas e económicas apresentadas pelos concorrentes“.

Este novo sistema de audimetria irá substituir o actual, que vigora desde 1998. O novo modelo de medição começará a funcionar, em período experimental, durante o segundo semestre deste ano, em paralelo com a Marktest Audimetria, de forma a que se consiga “funcionamento pleno” no último trimestre de 2011. Entre as várias alterações que surgem na medição de audiências, estará a adequação às novas formas de consumo televisivo e à TDT. António Salvador, da GFk, admitiu que “esperava esta vitória“.