Os cinco elementos saúde, desporto, ambiente, solidariedade e música unem-se para festejar o equinócio da Primavera e assim, dias 18, 19 e 20 de Março realiza-se no Jardim Municipal de Oeiras a segunda edição do Festival 5 elementos.

O festival organizado pela Orquestra d’Ideias em colaboração com a Câmara Municipal de Oeiras e a Oeiras 100% – Associação Juvenil do Conselho de Oeiras promete este ano a presença de perto de 20 mil participantes com entrada livre. Um ano depois da primeira edição, o grande objectivo continua a ser celebrar a primavera promovendo actividades lúdicas mas também pedagógicas, solidárias e saudáveis.

No âmbito de cada elemento haverá actividades específicas orientadas para o espírito de fraternidade e descontracção entre os participantes.

Para um festival solidário, prepara-se uma feira de recolha de brinquedos e roupa e ainda um cordão humano e um “minuto de barulho” sob o lema “ajudar a construir 2012”. Por uma melhor saúde, o festival oferece aos visitantes rastreios com os profissionais da Clínica Parque dos Poetas, experiências com medicina alternativa, workshops sobre massagens pediátricas e ainda a possibilidade de doar sangue ao Instituto Português do Sangue.

Ao nível do desporto há algumas experiências radicais à espera dos visitantes como paintball, slide, escalada ou kartcross. Serão ainda possíveis alguns momentos de Tai Chi, Fitness, Yoga para crianças ou dança, entre outros.

A protecção do ambiente é outra das apostas, com o Concurso de Bioconstrução e Sustentabilidade ou “arquitectura orgânica”, cujos resultados serão aplicados num Palco Alternativo. Haverá ainda informação sobre permacultura, recolha de pilhas e aparelhos electrónicos para reciclagem e a construção de um mural de madeira para pintura colectiva.

O festival tem ainda um cartaz de música bem definido e apoiado, sobre tudo, em bandas locais. Os destaques vão para Terrakota e Ummadjam no dia 18; Kumpania Algazarra, Always Drinking Marching Band e Projecto BUG no dia 19 e Mu, Karrossel e Hikari no dia 20. A pedagogia para a música não fica descorada com workshops de Beat Box, Poesia Urbana e ainda a exposição no Pavilhão do Jardim de Oeiras subordinada a cerca de 130 instrumentos musicais, “uma mostra musical cultural ao longo dos tempos”.

Haverá ainda espaço para o artesanato e para uma zona infantil.

httpv://www.youtube.com/watch?v=8A0ZGxs3XAk&feature=player_embedded