A promoção à novela brasileira já começou há alguns dias na SIC, mas só agora a estação confirmou o horário da nova aposta. Ao que tudo indica, Araguaia substituirá Passione, que chegará ao fim em breve. Este é o regresso de uma novela das 6 ao horário nobre da SIC, depois da exibição de Desejo Proibido sensivelmente no mesmo horário.

A trama conta a história de Solano (Murilo Rosa), o herói da novela, que vê uma maldição indígena ser lançada sobre as mulheres da sua família, em 1845. O antigo feitiço condena à morte, à beira do rio Araguaia, todos os homens de sua família. Por isso, a sua avó Antoninha (Regina Duarte) vê-se obrigada a entregar o filho Fernando (Edson Celulari) ainda muito pequeno aos cuidados da amiga Mariquita (Laura Cardoso). Sem nunca ter conhecido as suas origens, Solano vai pela primeira vez à terra da avó, alguns anos depois, já na actualidade,  para conhecê-la e decide desafiar essa sina de “homem marcado para morrer”.

https://i0.wp.com/i770.photobucket.com/albums/xx348/espalhafactos/televisao/editada_declaracao1.jpg?resize=329%2C246

Solano vai permanecer na região para viver uma grande paixão com  Manuela (Milena Toscano), filha do seu maior inimigo, Max (Lima Duarte). E também para lutar pela construção de uma cidade chamada de Girassol, que irá dar melhores condições de vida ao povo que mora na localidade.

“Um aspecto importante  dessa novela  é essa mistura do moderno com o tradicional. O lado rural da criação de gado do Max, do cultivo no campo, que haverá na cidade de Girassol, se contrapõe à modernidade existente no rio hoje, com seus acampamentos, os jet skis, os esportes náuticos e a juventude que frequenta a região” contou o autor Walther Negrão, em entrevista.

https://i0.wp.com/i770.photobucket.com/albums/xx348/espalhafactos/televisao/estreia-araguaia.jpg?resize=329%2C218

Esta mistura do rural e do urbano numa mesma novela é um dos grandes trunfos desta produção. Tendo em conta o horário em que esta novela será transmitida tem sido ocupado por histórias que se passam, maioritariamente, em meios urbanos e que estas histórias não têm atingidos resultados satisfatórios para a SIC, esta nova trama poderá marcar pela diferença. Para o autor, Araguaia promete agradar aos telespectadores por ser “uma história de amor com pessoas e paisagens belíssimas, muita emoção e uma boa dose de humor”.