A promoção à novela brasileira já começou há alguns dias na SIC, mas só agora a estação confirmou o horário da nova aposta. Ao que tudo indica, Araguaia substituirá Passione, que chegará ao fim em breve. Este é o regresso de uma novela das 6 ao horário nobre da SIC, depois da exibição de Desejo Proibido sensivelmente no mesmo horário.
A trama conta a história de Solano (Murilo Rosa), o herói da novela, que vê uma maldição indígena ser lançada sobre as mulheres da sua família, em 1845. O antigo feitiço condena à morte, à beira do rio Araguaia, todos os homens de sua família. Por isso, a sua avó Antoninha (Regina Duarte) vê-se obrigada a entregar o filho Fernando (Edson Celulari) ainda muito pequeno aos cuidados da amiga Mariquita (Laura Cardoso). Sem nunca ter conhecido as suas origens, Solano vai pela primeira vez à terra da avó, alguns anos depois, já na actualidade, para conhecê-la e decide desafiar essa sina de “homem marcado para morrer”.
Solano vai permanecer na região para viver uma grande paixão com Manuela (Milena Toscano), filha do seu maior inimigo, Max (Lima Duarte). E também para lutar pela construção de uma cidade chamada de Girassol, que irá dar melhores condições de vida ao povo que mora na localidade.
“Um aspecto importante dessa novela é essa mistura do moderno com o tradicional. O lado rural da criação de gado do Max, do cultivo no campo, que haverá na cidade de Girassol, se contrapõe à modernidade existente no rio hoje, com seus acampamentos, os jet skis, os esportes náuticos e a juventude que frequenta a região” contou o autor Walther Negrão, em entrevista.
Esta mistura do rural e do urbano numa mesma novela é um dos grandes trunfos desta produção. Tendo em conta o horário em que esta novela será transmitida tem sido ocupado por histórias que se passam, maioritariamente, em meios urbanos e que estas histórias não têm atingidos resultados satisfatórios para a SIC, esta nova trama poderá marcar pela diferença. Para o autor, Araguaia promete agradar aos telespectadores por ser “uma história de amor com pessoas e paisagens belíssimas, muita emoção e uma boa dose de humor”.