Quando as artes se misturam, o resultado só pode ser positivo.Prova disso é o enorme leque de fotografias que a tão aclamada fotógrafa Annie Leibovitz tirou a diversas celebridades que encarnaram personagens da Disney.

O projecto da Disney, chamado Disney Dream Portrait, teve início em 2007 e contou com a presença de vários famosos que todos nós bem conhecemos. Tendo como tema Let the Memories Begin, o principal destaque desta sessão não vai nem para os príncipes nem para as princesas. Desta vez, são os vilões que receberão todo o protagonismo, como é o caso de Úrsula, interpretada por Queen Latifah, do filme A Pequena Sereia, que «estava muito animada com este projecto, já que os vilões são os que parecem sempre divertir-se mais». Também Olivia Wilde se junta a Alec Baldwin e ambos recriam a cena do espelho mágico do primeiro filme da Walt Disney, a Branca de Neve e os Sete Anões. Já Penélope Cruz interpreta a doce Bela, acompanhada pelo monstro, Jeff Bridges. 

Foi através dos diversos ‘cliques’ da fotógrafa que as fotografias se transformaram em contos de fadas que, apesar de inanimados, conseguiram transmitir o verdadeiro espírito dos filmes. Tom Staggs, Presidente dos Walt Disney Parks and Resorts, mostra-se satisfeito com o resultado: «a Annie capturou experiências Disney que evocam nostalgia e que transportam quem as vê para locais mágicos, o que gerou grande entusiasmo», afirmou num comunicado feito à imprensa.

E se trabalhar com Annie Leibovitz é um desejo de muitas celebridades mundiais, a actriz Olivia Wilde não se podia mostrar mais satisfeita com a oportunidade que lhe foi dada: «fiquei estupefacta (…). Esta é uma óptima ideia». Refere, ainda, que a parceria da fotógrafa com a Disney funciona na perfeição, tal como podemos observar nas fotografias. 

Mas, esta não é a primeira vez que Annie Leibovitz se junta a celebridades e cria um novo mundo. Scarlett Johnansson, Beyoncé, Zac Efron, David Beckham, Marc Anthony, Jennifer Lopez e Roger Federer são algumas das personalidades que já incorporaram personagens Disney e fizeram as delícias de miúdos e graúdos.

É, então, através dos mais pequenos detalhes expressos nas fotografias que o espectador se apercebe que magia e arte conseguem andar de mãos dadas. Tal como a Disney sempre demonstrou.