Quando se assiste a uma comédia romântica espera-se exactamente uma história que, envolvendo a temática do amor, nos divirta de tal modo que ficamos colados ao ecrã do início ao fim, desejando até em alguns casos que aquela fosse a nossa própria história.

Ora a comédia romântica Tens a certeza? tem todos os elementos que a caracterizam como romântica: um triângulo amoroso, momentos doces, a dualidade das coisas que distinguem o verdadeiro amor da mera atracção, personagens que adocicam ainda mais o filme como uma grávida prestes a dar a luz ou o porteiro que parece ditar o destino. No entanto, como comédia deixa muito a desejar. Os momentos supostamente engraçados foram mal conseguidos, nem mesmo Paul Rudd a cantar Turn Off the Lights de Teddy Pendergrass faz o filme ser mais divertido. Posto isto, tem-se uma tentativa falhada de divertimento que acaba por cansar e desejar por um fim antecipado do filme.

A história começa quando Lisa (Reese Whiterspoon), atleta de basebol desde criança, perde o seu lugar na equipa americana feminina. Vendo-se de repente sem um rumo para a sua vida e questionando a sua identidade, Lisa decide mudar-se para casa de Matty (Owen Wilson) com quem começara a sair esperando encontrar alguma felicidade no luxuoso apartamento desta estrela de futebol americano. Por acção de uma amiga, Lisa trava também conhecimento com George (Paul Rudd), um homem de negócios que trabalha na empresa de seu pai Charles (Jack Nicholson) e que se encontra também numa fase menos positiva da vida uma vez que está a ser alvo de investigação federal por um alegado crime fiscal.

A atleta vê-se assim envolvida num triângulo amoroso em que terá de escolher entre dois homens com características claramente divergentes. De um lado está o extravagante, egocêntrico, mulherengo, insensato e pouco perspicaz Matty, e por outro o moderado, responsável, inteligente e preocupado George. Cada um amando à sua maneira de acordo com as suas características, a escolha final de Lisa é óbvia. Sem criar qualquer suspense, o filme acaba por cansar pois o espectador prevê numa fase adiantada o seu desfecho.

A sensação que eu tive do filme foi que partiu de uma boa ideia mas que esta foi mal concretizada no ecrã: dois estranhos que atravessando uma crise de identidade se conhecem numa das noites mais difíceis das suas vidas e descobrem que apesar de todas as vicissitudes que vida reserva, podem-se retirar delas grandes lições que ajudam a recomeçar de novo. Efectivamente a ideia está lá, expressa através de uma série de questões acerca do sentido da vida e do lugar de cada um no mundo, mas fica-se por aqui. As questões ficam como que suspensas, sem uma resposta. Questões com que todos nos deparamos como “Quando temos a certeza que estamos apaixonados?”, “Quando temos a certeza que estamos em apuros?” ou “Quando temos a certeza da sorte que temos?” que nos são colocadas logo no trailer.

As cenas mais românticas e as prestações acabam por salvar o filme, ainda que algumas tenham sido mal aproveitadas. Paul Rudd é já um anfitrião das comédias, mas desta vez não surpreende como em Jantar de Idiotas ou Nem Contigo Nem Sem Ti, e tal não se deve à sua interpretação, mas antes à sua personagem que não se revela deslumbrante ou arrebatadora.

Também Jack Nickolson comprova mais uma vez o seu dom para a comédia, mas a sua personagem quase ausente da história central, relega-o para um papel muito secundário, acabando este aspecto por ser mais uma das grandes desilusões do filme.

Owen Wilson representa mais uma vez o típico idiota, acabando por não surpreender no papel. Quanto a Reese Whiterspoon, está bem no papel de Lisa mas não se destaca dos demais, pois a sua personagem não sendo de grandes complexidades, não exigiu uma grande interpretação.

Em suma, uma comédia romântica que fica muito aquém das expectativas que se poderia ter do realizador James L. Brooks. Se outrora conquistava nomeações e estatuetas nos Oscars com comédias como Melhor é Impossível e Edição Especial, hoje conquistará certamente alguns bocejos nas salas de cinema. E algumas certezas, pelo menos eu tenho uma. Certeza de que não voltarei a ver este filme tão proximamente. É caso para dizer que desta vez… melhor é possível.

Nota: 4,5/10


Ficha Técnica:

Título original: How do you know

Realizado por: James L. Brooks

Escrito por: James L. Brooks

Elenco: Reese Whiterspoon, Paul Rudd, Owen Wilson, Jack Nicksolson

Género: Comédia, Romance, Drama

Duração: 121 minutos