A nova linha de telemóveis da taiwanesa HTC centra-se no Facebook. Para se diferenciar das restantes séries de telefones, optou por designar nomes de danças para os seus novos terminais: ChaCha e Salsa, contudo, por ser uma palavra muito conhecida e com outro significado em Espanha, a marca viu-se obrigada a alterar a designação do seu modelo para aquele país.

Esta é a segunda vez que a HTC entra em rota de colisão com este mesmo modelo: No início da semana a empresa ChaCha obrigou a HTC a mudar o nome por este ser registado em nome dessa mesma companhia.

Relativamente a estes terminais, destacam-se acima de tudo na interacção com as redes sociais Twitter, Facebook, Flickr, entre outras. Contudo o que mais salta à vista nestes modelos é o botão dedicado no canto inferior direito, tanto no ChaChaCha como no Salsa, que dá acesso directo ao Facebook. Também o conhecido relógio meteorológico do ecrã principal sofreu um upgrade e agora disponibiliza os estados dos amigos favoritos do utilizador.

Ainda sobre outras características, o HTC ChaCha possui um teclado QWERTY e um ecrã do tipo capacitivo com 2.6 polegadas, um processador a 600 MHz, 512 MB de RAM e ROM, Wi-Fi, Câmara de 5 Mega-Pixeis com Flash LED, e GPS. Já quanto ao HTC Salsa, não possui teclado mas inclui um ecrã do tipo capacitivo com 3.4 polegadas. As restantes características são idênticas. Ambos os modelos correm o Android OS 2.3 com o interface HTC Sense.

Ainda não há data específica para entrada no mercado português destes novos modelos. O preço sem impostos recomendado  para estes terminais é de 280€, para o HTC ChaCha, e 370€ para o HTC Salsa.