O Metropolitano de Lisboa, em parceria com a Take Cinema Magazine e a Mega Hits, está a promover o 1º Concurso de Curtas-Metragens sobre o Transporte Público Metro.

A iniciativa dirigida unicamente a estudantes universitários a frequentar cursos de cinema, audiovisual, vídeo/multimédia, tanto do sector público como privado, tem como objectivo a promoção deste meio de transporte. Assim, em 15 minutos e utilizando material próprio, os jovens terão a oportunidade de mostrar da forma mais original possível as vantagens que o Metro oferece à população, podendo filmar em toda a rede mediante autorização prévia. As obras podem ser apresentadas tanto em  imagem real como em animação.

As participações são gratuitas e poderão ser realizadas individualmente ou em grupos com um máximo de três elementos, sendo o concurso limitado a 50 inscrições aceites por ordem de entrega.

O concurso premeia as três melhores curtas, sendo que o primeiro classificado é brindado com um passe de metro (rede 30 dias) durante um ano, apoio de equipamento técnico a uma longa-metragem, um curso na área dos Audiovisuais na Restart e ainda uma anuidade gratuita da revista Magazine HD. A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no dia 29 de Julho no cinema São Jorge.

O júri do concurso é composto por elementos do Metro, da E-Motions (Magazine HD) e da área Audiovisual, do Cinema e da Crítica, que avaliarão a criatividade, originalidade, qualidade técnica e relação com o tema proposto das curtas.

As inscrições decorrem entre os dias 7 e 25 de Março no serviço de relações públicas do Metro e as curtas deverão ser entregues no período compreendido entre 26 e 29 de Abril. O concurso já está a ser anunciado nas diversas estações do Metro e carruagens.

Tendo em vista a divulgação de um dos meios de transportes mais usados nas áreas urbanas, o Metro de Lisboa leva assim a cabo uma iniciativa revolucionária: a promoção do transporte por alguns dos seus utilizadores.

O regulamento, ficha de inscrição entre outras informações podem ser encontrados aqui.