Depois de AM-FM, lançado em 2004, os The Gift lançam um novo álbum intitulado Explode.

O álbum foi produzido em Madrid por Ken Nelson, que já trabalhou com artistas como Kings of Convenience, Feeder e Coldplay.

Este novo trabalho traz também um conceito diferente de divulgação. Numa primeira fase, quem quiser pode comprar online o CD, dando o contributo monetário que queira. A partir de dia 28 de Fevereiro, as músicas serão enviadas às pessoas registadas por correio electrónico, uma a cada dia. O primeiro single será RGB, seguindo-se Race is Long e Primavera, entre outras que constituem os 62 minutos de música, repartidos por onze faixas que compõem o álbum.

A data oficial para o lançamento do CD ainda não está marcada mas já há concertos agendados. O Teatro Tivoli, em Lisboa, receberá a banda nos dias 17,18 e 19 Março e, a 7 de Maio, a mesma viajará para Madrid, onde actuará no Teatro Circo Price.

Explode será vendido simultaneamente em Portugal e em Espanha uma vez que para a banda, constituída por  Nuno e John Gonçalves, Sónia Tavares e Miguel Ribeiro, não faz sentido separar o mercado ibérico.