Chama-se A Rede da Rádio e é o novo programa da Antena 1. Estreou no passado dia 16 de Fevereiro e é emitido semanalmente às quartas-feiras, pelas 23h12, logo após o noticiário das 23h. Mas não se trata de um habitual programa de rádio: o conceito inova pela sua estreita ligação com as redes sociais e as pessoas, que são as grandes construtoras dos seus conteúdos.

A criadora do projecto é Madalena Balça, gestora e realizadora desta rede, que procura seguir as sugestões dos ouvintes e emitir os programas que estes próprios podem produzir. O objectivo é abrir a rádio a novas vozes, a novas ideias, como uma verdadeira rede social FM. A Rede da Rádio é construída sobretudo com o recurso à interacção via Facebook, através da conta oficial – http://www.facebook.com/arededaradio -, existindo também alguma informação relativa ao programa no blogue oficial – http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/arededaradio/.

Neste novo espaço cabem crónicas, reportagens, entrevistas, etc., conteúdos que podem ter, no máximo, quatro minutos de duração. Quem estiver interessado em participar no formato, pode enviar os trabalhos e as sugestões para o endereço de correio electrónico do programa: [email protected]. Podes ouvir aqui o último programa, emitido no dia 23 de Fevereiro, para teres uma ideia do conceito.

Madalena Balça começou a sua carreira na rádio aos 18 anos no programa Sabatina, com Sansão Coelho, em Coimbra. Partiu para o Porto em 1986, onde trabalhou com Júlio Montenegro no Programa da Manhã. Tem 46 anos e é autora de diversos formatos para a Antena 1, como 1001 Escolhas – no ar durante cinco anos – e Heróis Como Nós. Madalena Balça é agora a orientadora deste ‘teia de sons’ e de pessoas que pretende diluir os conceitos de emissor e receptor, misturando profissionais e amadores, locutores e ouvintes, numa verdadeira rede que liga o país inteiro. Às quartas-feiras à noite, na Antena 1.