Esta quinta-feira, dia 24 de Fevereiro, registam-se quatro estreias nos cinemas portugueses, entre as quais se encontram dois filmes nomeados para os Óscares deste ano. Neste regresso do Espalha-Factos, a par de outra grande estreia que é o filme 127 Horas, a Estreia da Semana é o amargo romance Blue Valentine – Só Tu e Eu.

Blue Valentine conta a história de Dean e Cindy em momentos distintos: quando o amor e a paixão se formaram; e quando este mesmo amor se perdeu e pouco é o que ainda os mantém juntos. Trata-se de um filme cru, honesto na forma como vê e retrata a degradação de uma relação amorosa, quando inicialmente esta parecia ter tudo para ser perfeita. Alternando o presente, no qual Cindy e Dean vão passar uma noite longe da filha para tentarem salvar o seu casamento, com o passado, que demonstra o relacionamento de seis anos do casal, desde o momento em que se conheceram, Blue Valentine é o retrato de um romance degradado e azul (triste), que está perto do fim.

Derek Cianfrance realiza o drama intenso, que conta com Michelle Williams e Ryan Gosling no papel de protagonistas – a actriz encontra-se nomeada para o Óscar na categoria de Melhor Actriz Principal. Os Grizzly Bear são responsáveis pela banda-sonora, sendo que o próprio Ryan Gosling, vocalista da banda Dead Man’s Bones, canta a música You Always Hurt The One You Love, uma canção que resume toda a perda da chama do amor que o filme procura retratar.

127 Horas é outro grande drama que chega hoje às salas de cinema nacionais, com seis nomeações para os Óscares. Fala-nos de Aron Ralston, um jovem montanhista que, numa das suas aventuras solitárias, fica com o braço preso debaixo de uma rocha e não se consegue libertar durante 127 horas. James Franco protagoniza o drama de Danny Boyle, que conta com a banda sonora de A.R. Rahman – todos nomeados para os maiores prémios da indústria. Podes ler a crítica, já publicada no Espalha-Factos, aqui.

Os dois outros filmes que vêm até nós nesta quinta-feira são O Dilema e Somewhere – Algures. O Dilema é uma comédia realizada por Ron Howard, com Vince Vaughn, Winona Ryder, Channing Tatum, Kevin James e Jennifer Connelly, sobre dois grande amigos e sócios. Somewhere é o novo filme de Sofia Coppola, um drama com Benicio Del Toro, Elle Fanning e Stephen Dorff, que conta o reencontro de um homem com a filha.

Vê aqui o trailer do filme da semana: