Este ano, o Rock in Rio Brasil vai contar com a presença de cantores portugueses. Rui Veloso, Buraka Som Sistema, David Fonseca e Xutos e Pontapés vão misturar timbres e sotaques e partilhar o Palco Sunset com artistas brasileiros.

As honras de abertura nacionais serão dadas a Rui Veloso que, no dia 23 de Setembro, actuará com o músico Ed Mota, que acredita na irreverência deste encontro. Confessa, ainda, que está «ansioso para esse show, que sai do normal», como avança o site oficial do evento.

Quanto aos artistas de kuduro progressivo, Buraka Som Sistema, voltam à terra do samba a 30 de Setembro e terão a companhia da dupla brasileira Mixhell, um projecto electrónico de Iggor Cavalera (baterista e ex-membro da banda metal brasileira Sepultura) e Laima Leyton, a sua mulher.

David Fonseca partilha o palco com os espanhóis The Monomes, no dia 2 de Outubro. No mesmo dia, o rock acentua-se no Palco Sunset. A maior banda portuguesa desde género, Xutos e Pontapés, e a brasileira, Titãs, juntam as suas vozes numa parceria inédita.

O festival Rock in Rio foi realizado pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, em 1985. O projecto idealizado pelo brasileiro Roberto Medina, criou raízes na Europa em 2004, estreando-se em Portugal e quatro anos depois em Madrid. Dez anos depois, o festival retorna à sua cidade-natal nos dias 23, 24, 25 e 30 de Setembro, bem como a 1 e 2 de Outubro.