O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Algo_Ritmo

Algo_Ritmo Musical #7

É quarta-feira, o que significa que é dia da rubrica Algo_Ritmo Musical no Espalha-Factos. Para os mais distraídos, esta rubrica baseia-se em descobertas musicais realizadas na playlist Discover Weekly do Spotify, em que o ‘algoritmo’ da plataforma sugere músicas e cria a playlist semanal consoante aquilo que tu costumas ouvir.

Com base no meu gosto pessoal, já tive semanas bem mais ecléticas, mas esta semana o Spotify decidiu brindar-me com várias mãos cheias de hip-hop. Para os fãs do género, é sempre bom conhecer novos talentos numa cultura musical tão extensa, diversa, e rica; e, para aqueles que não o são, pode ser uma boa oportunidade para alargarem a vossa cultural musical e, quem sabe, até descobrirem uma paixão adormecida.

Turn It Up – Papoose – 2013

Turn It Up é um banger de Papoose, rapper da nova escola de Nova Iorque, que conta com os cortes e instrumental do  irrepreensível DJ Premier. Muito inspirado pela golden era do hip-hop norte-americano dos anos 90, sobretudo na Costa Este, da qual, aliás, Premier é um dos maiores símbolos, Papoose despeja rimas num egotrip de qualidade.

Este tema faz parte do disco de estreia de Papoose, um nome consistente e emergente do rap norte-americano.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=t94LapLehak]

Methods – Charizma & Peanut Butter Wolf

Ainda no rap, mas com um estilo diferente do tema anterior. A vida é êxtase e descontração; o hip-hop também. Se a faixa de Papoose nos faz querer praticar o nosso melhor headbang digno de Hip-Hop Head, Methods, música da dupla Charizma e Peanut Butter Wolf, faz-nos relaxar e apreciar o groove, enquanto nos focamos nas rimas hipnóticas de Charizma, que nos embalam por cima do beat semi-industrial e experimental, mas com uma base boom-bap, de Peanut Butter Wolf.

Podemos afirmar que é um tema inovador para o seu tempo, já que foi gravado entre os anos de 1990 e 1993, anos em que a dupla trabalhou em conjunto, até à morte prematura do rapper Charizma, apenas com 21 anos. Peanut Butter Wolf é fundador da mítica editora Stones Throw Records. “Dreaming about the usual: a rap beat”.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=31WTmqyDaRY]

Walk On By – Isaac Hayes – 1969

Ritmo. Groove. Funky. A música Walk On By, de Isaac Hayes, editada no fim dos anos 60, transporta-nos por um mundo de diversas linguagens musicais, mas sempre no mesmo universo, com elementos de referência de música funk, soul, R&B, com tons pop e uma voz serena do músico do Texas que nos deixou em 2008.

É um tema noturno, libertador, com várias texturas sonoras, e um possível ponte de começo para começar a explorar o universo da chamada música negra.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=iqR4CZj0mJQ]

Ignorance – King Lil G – 2015

Regressamos ao hip-hop, dado que o Spotify não me deixou muitas opções alternativas esta semana. Mas não ficamos mal servidos. Este tema de King Lil G cumpre as delícias de qualquer apaixonado por rap, com um beat de excelência que proporciona espaço primordial para as rimas do MC.

King Lil G faz uma retrospetiva reflexiva sobre os erros que cometeu, com uma boa mensagem de fundo para os seus ouvintes mais novos, na vida difícil das ruas de Los Angeles e dos seus subúrbios. O flow intenso do rapper leva-nos nesta viagem pelo seu mundo pessoal.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=12C1KwQnk3c]

All I Know – DJ Jazzy Jeff – 2007

Terminamos com um clássico. O DJ Jazzy Jeff é já um veterano da cultura hip-hop, depois de ter formado dupla com Will Smith – na altura, The Fresh Prince – a partir do fim dos anos 80. Em 2007, editou The Return Of The Magnificient, e chamou o experiente C.L. Smooth para este tema que condiz com o nome do rapper, tranquilo e melódico, com a voz carismática do MC por cima de um instrumental delicioso de Jazzy Jeff.

Hip-Hop Chillin nesta colaboração de C.L. Smooth no último álbum de longa-duração de Jazzy Jeff.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=HwWsuCIeB9M]

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.