O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
guiões

GUIÕES’15: O futuro do cinema em Língua Portuguesa tem já 10 finalistas

Está marcada para o próximo dia 21 de novembro, no Cinema São Jorge, a cerimónia que contempla os 10 finalistas da segunda edição do GUIÕES — o Festival Internacional do Guião Cinematográfico de Língua Portuguesa.

Habilitados a vencer uma panóplia de prémios com grande relevância para a atividade profissional da escrita cinematográfica (cursos de cinema e escrita criativa, workshops, serviços de tradução, softwares de escrita de guião ou livros de guionismo), estes 10 promissores argumentistas participam num festival que põe em jogo bonificações avaliadas em cerca de 8000€.

O site do GUIÕES é já uma das principais plataformas online dos criativos cinematográficos de Língua Portuguesa, com mais de 60 mil visualizações desde a data do seu lançamento. A GUIOTECA, uma base de dados de guiões cinematográficos na nossa língua, tem sido então a principal impulsionadora deste projeto. Sendo esta apenas a sua 2ª edição, o festival já recebeu mais de 400 guiões, sendo que o Brasil ainda é o país que mais contribui para este número, com 81%, seguindo-se Portugal com 16% das participações.

Para lá da premiação dos vencedores, o programa do evento contará igualmente com um especial Fernando Pessoa – Argumentista de Cinema, apresentado por Claudia Fischer, investigora e autora do livro Argumentos para Filmes, Fernando Pessoa; uma palestra com Marcelo Starobineas sobre Construção de Personagens; uma masterclass e um debate com alguns dos principais guionistas de Língua Portuguesa contemporâneos e uma exposição de homenagem aos 120 anos de História de Cinema.

Temos ainda boas notícias para os interessados no GUIÕES: a entrada na cerimónia é livre ao público geral, estando apenas sujeita a uma pré-reserva e levantamento posterior do ingresso. Deverá contactar a organização do Festival para o efeito.

Eis a lista de finalistas:
1. Qual o Segredo das Saborosas Mangas do Coronel Lobisomem?, de Tude Otávio (BR)
2. Mergulho, de Iuli Gerbase (BR)
3. Elias Ruim, de Gabriel Paixão Ciochetti (BR)
4. Cassino Amarilis, de Luiz Augusto dos Santos (BR)
5. Amuleto, de Heraldo Bezerra, Igor Barradas e Luisa Pitanga (BR)
6. Sobrevoos, de Danilo Godoy (BR)
7. Batismo em Águas Rasas, de Bruna Grotti (BR)
8. A Terceira Grande Falha do Sistema Ferroviário, de Miguel Morgado Santos (PT)
9. Galatea, de Dov Zylberman (BR)
10. Não Há de Ser Nada, de Michell Ferros (PT)

Este é, de facto, um projeto em expansão, fazendo já parte do Ano do Cinema e do Audiovisual Português, prometendo certamente uma noite bem passada para os amantes do cinema e do guionismo em Língua Portuguesa.