O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Downtown-Abbey2

Brevemente. O início do fim de Downton Abbey

Novembro é mês de despedidas e o Brevemente não podia deixar passar a estreia da última temporada de Downton Abbey. E porque as quartas-feiras são sinónimo de cinema na RTP2, sugerimos A Morte de Carlos GardelJá ao Syfy chega a segunda temporada de The Librarians e o Cinemundo celebra o Halloween com uma programação, no mínimo, assustadora. Tudo isto… Brevemente!

Sugestão EF – Downton Abbey (FoxLife)

Já lá vão cinco anos desde que a recriação do início do século XX por Julian Fellowes entrou pela casa dos espectadores. A sexta e última temporada marca o fim da série aclamada pela crítica e pelos fãs (entre eles Michelle Obama e a Rainha de Inglaterra) e chega à Fox Life na próxima terça, dia 3 de novembro.

Com mais de 50 nomeações para os Emmy, Downton Abbey prendeu os fãs, partiu corações e aqueceu outros tantos. Ao longo de cinco temporadas, os níveis de audiência conseguiram manter-se, revelando o interesse de muitos em acompanhar as aventuras e desventuras da família Crawley e dos seus criados. Em 2011, Downton Abbey chegou mesmo a ser consagrada pelo Guiness Book of World Records como a série mais aclamada pela crítica (o que, no entanto, não impediu que fosse escrutinada por alguns historiadores).

downton-abbey-season-6-01
Downtown Abbey

Mas desde o fim da quinta temporada muitas perguntas ficaram por resolver: como se adaptarão os Crawley aos novos tempos? Qual o “destino” dos criados da família? E dos seus patrões? Quem matou, afinal, Green? A ver vamos como se desenrolam os eventos numa Inglaterra a fervilhar nos “loucos anos 20”.

Sugestões rápidas

Especial Dia das Bruxas (Canal Cinemundo)

E porque este fim-de-semana se celebra o Dia das Bruxas, o Brevemente não podia deixar passar algumascooby-doo da programação especial. O Canal Cinemundo preparou um especial Halloween para o último dia de outubro: desde a Noiva Cadáver, passando pelo incontornável Scooby-Doo, os Caça Fantasmas, Beetlejuice, o dia termina com os Vampiros de John Carpenter e Gritos 3. Se quiseres saber mais sobre a programação desta data, dá uma vista de olhos na compilação que o Espalha-Factos preparou.

The Librarians (Syfy)

librariansbar640O sobrenatural da Biblioteca de Nova Iorque regressa ao Syfy na segunda temporada de The Librarians. Na primeira temporada ficámos a conhecer a organização secreta composta por quatro bibliotecários: Eve Baird (Rebecca Romijn), Jacob Stone (Christian Kane), Cassandra Cillian (Lindy Booth) e Ezekiel Jones (John Kim), cujo espírito curioso os levou a descobrir os segredos recônditos de um mundo mitológico. Esta nova temporada, que chega na quarta-feira, dia 4, com poucos dias de diferença dos EUA, promete contar com mais mistério, dando continuidade à participação da mente brilhante de Flynn Carsen (Noah Wyle).

A Morte de Carlos Gardel (RTP2)

unnamedBaseado na obra homónima de António Lobo Antunes, A Morte de Carlos Gardel, do realizador Solveig Nordlund, conta a história de um jovem toxicodependente (Carlos Malvarez) em coma. Durante estes críticos dias, a família recorda o passado de Nuno, ficando o espectador a perceber o seu presente: a complexidade das relações familiares, a negação da morte e a espiral de delírio do pai do jovem, que julga ver o seu cantor de tango preferido, o já falecido: Carlos Gardel. Com a participação de nomes como Rui Morrison, Teresa Gafeira, Ruy de Carvalho, Albano Jerónimo, Maria João Pinho, Carla Maciel, entre tantos outros, A Morte de Carlos Gardel é transmitido dia 4, às 23h15.

Edição relativa à semana de 30 de outubro a 5 de novembro.