7cdba3ffc7a041883edc6dcca35f62df

Óbidos lança Festival Internacional de Literatura

Obidos irá receber, em Outubro, um festival literário internacional – o Fólio. Este evento contará com a participação de meia centena de escritores, nacionais e internacionais, e o que a câmara municipal obidense pretende é que o evento sirva para destacar efemérides ligadas à literatura e aos países lusófonos.

A primeira edição do Fólio tem como objetivo “afirmar Óbidos no circuito nacional e internacional como uma vila literária” e o festival irá destacar “efemérides ligadas a países como o Brasil ou as ex-colónias”. As palavras são do presidente da câmara, Humberto Marques em declarações ao Público.

Entre as efemérides anteriormente referidas, estão “os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, os 40 anos de independência de Angola, Moçambique e Cabo Verde”, mas também “os 100 anos da revista Orpheu ou o Ano Internacional da Luz”, especificou o curador Nuno Artur Silva, durante a apresentação deste festival.

Fólio já tem data marcada- realizar-se-á de 15 a 26 de outubro. Para além dos comuns lançamentos de livros, sessões de autógrafos e mesas redondas, a vila contará com inúmeras atividades paralelas e performances inesperadas – “ao virar uma esquina pode estar alguém a ler um poema, noutra esquina representar-se um teatro e noutra ouvir-se um concerto”, adiantou o curador.

01

O evento – que também conta com outros curadores bastante conhecidos, como José Eduardo Agualusa, Maria José Vitorino e Teresa Calçada – não tem ainda programa fechado. Presume-se, ainda assim, que  possa contar com a participação do ex-presidente da república do Brasil, Lula da Silva, já que este, “não sendo um escritor, é uma figura de aproximação a toda esta temática ligada ao Rio de Janeiro”, lembrou Humberto Marques.

Para que o festival possa acontecer, a câmara estima que seja necessário um investimento “na ordem dos 600 mil euros”, parte dos quais “poderão ser comparticipados através da Secretaria de Estado da Cultura ou de programas ligados ao turismo ou outras áreas”.

  1. Endosso os comentários de Alexandre Rocha. Parabéns a Portugal pela grande iniciativa do evento Fólio. Será que Portugal tem coragem de incluir o inexpressivo, analfabeto, mentiroso Lula nesse brilhante acontecimento? Lamentável! Acorda Portugal!

  2. Parabéns pela iniciatva, Óbidos é um cenário ainda mais encantador do que Paraty com a sua FLIP.

    Espero que tenham desistido da ideia de convidar Lula (não entendi, vão lançar algum livro para colorir?)

    Até outubro, fica difícil saber se o ex-presidente não estará atrás das grades, basta acompanhar o desenrolar dos inquéritos, atualmente.

    Sinceramente, não consigo entender essa admiração pelo Lula, mesmo sabendo que em Portugal ele mente ainda mais do que no Brasil.

    Foi aí que ele negou que os incriminados no processo do Mensalão fossem da “sua gente”. A notícia causou indignação por aqui, pelo descaramento.

    Sucesso ao Fólio, com melhores convidados.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.