O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
alentejo

The Guardian garante que praias alentejanas são as melhores da Europa

Depois de passar duas semanas na Costa Vicentina, Isabel Chaut, jornalista do The Guardian, publicou no jornal britânico um guia no qual aconselha os leitores a explorar as “gloriosas” zonas balneares ainda pouco exploradas da região do Alentejo.

“Os 100 quilómetros de costa de Porto Covo, no Alentejo, ao Burgau, no Algarve, são os mais bonitos da Europa”, escreveu Isabel Chaut no guia que apresenta uma compilação das melhores praias alentejanas para diferentes públicos, dos melhores locais para passar a noite e das várias atividades que a região oferece.

Apesar de ser “uma das mais pobres, menos desenvolvidas e menos populadas áreas da Europa ocidental”, para a jornalista, o ambiente alentejano que marca esta região distingue-se pelo seu “charme”, que vai dos campos de trigo às florestas de cortiça, dos prados de flores às pequenas aldeias pintadas de branco. Porém, segundo Isabel Chaut, são ainda poucas as pessoas que parecem conhecer as particularidades da zona, nomeadamente as “praias espetaculares” à disposição dos turistas, que se encontram praticamente desertas dia após dia.

Destas praias, para quem pretende gozar a paisagem na companhia de um copo de vinho português, a de Odeceixe será a mais indicada, descrita como “de cortar a respiração”. Por sua vez, a de Vila Nova de Milfontes é distinguida como a ideal para crianças. Porém, de acordo com Chaut, a praia do Almograve também não lhe fica atrás, permitindo aos jovens brincadeiras a “caçar” caranguejos, camarões e pequenos peixes nas muitas piscinas que se formam entre as rochas. Tratando-se de um “recanto idílico”, a praia de Alteirinhos, no Carvalhal, foi ainda o conselho da jornalista para quem prefere “paz e sossego”, bem como espaço para relaxar.

Noutras recomendações, o Monte West Coast, em Odeceixe, a Casa da Diná, no Malavado, a Cerca do Sul Brejão, a quatro quilómetros das praias da Amália e do Carvalhal, a Herdade da Matinha, no Cercal, perto da praia do Malhão, e o bed&breakfast Três Marias, próximo da praia dos Aivados, são as melhores opções de alojamento para a cronista do The Guardian, para quem queira passar uns dias no Alentejo.

Isabel Chaut destaca, também,algumas das melhores atividades e experiências por terras alentejanas, entre as quais estão as caminhadas, o surf, os passeios de burro e as viagens de caiaque, perfeitas para explorar a costa com tranquilidade.

Para aceder ao guia publicado pelo The Guardian clica aqui.