George-Martin1

Autor do mês de julho: George R. R. Martin

Mensalmente o Espalha-Factos irá passar a dar destaque um autor. Numa rubrica intitulada ‘Autor do Mês’, serão publicados durante o mês, artigos relacionados com o escritor escolhido. O autor deste mês é o criador de todas as intrigas no mundo ficcional de Westeros: falamos, claro, de George R. R. Martin.

George Raymond Richard Martin nasceu a 20 de setembro de 1948, filho de Raymond Collins Martin e de Margaret Brady Martin, em Nova Jérsia. Desde muito cedo que a vontade de viajar e explorar o mundo que ia para além daquilo que o rodeava o tornou num ávido leitor. Desde muito cedo, começou a escrever histórias de monstros e textos dramáticos, que vendia aos vizinhos. Na escola secundária, tornou-se num grande fã de banda desenhada, acabando por escrever histórias para fanzines (revistas feitas por fãs). Aos 21 anos fez a sua primeira venda a uma revista profissional chamada Galaxy.

Galaxy 1st issue

Em 1970 tirou um bacharelato summa cum laude (com a maior das honras) em jornalismo, em Illiois. No ano seguinte, entrou em mestrado na mesma área. Auto-proclamando-se objetor de consciência, Martin fez voluntariado entre 1972 e 1974, evitando participar na guerra do Vietname. Sendo também experiente em xadrez, presidiu torneios para a Associação Continental de Xadrez entre 1973 e 1976. Ensinou jornalismo em Iowa entre 1976 e 1978, escrevendo em part-time. Contudo, a morte de um amigo próximo fê-lo repensar na sua vida, e em 1979, Martin demitiu-se do seu emprego e decidiu escrever a tempo inteiro.

Depois do fracasso comercial de uma das suas obras (The Armageddon Rag), Martin mudou-se para Hollywood, onde trabalhou durante 10 anos como argumentista e produtor de várias séries e filmes. Em televisão, trabalhou em vários episódios de The Twilight Zone, Beauty and the Beast, entre outros.

The New Twilight Zone

Foi em 1991 que Martin decidiu voltar a escrever romances, lançando cinco anos depois o primeiro volume da série de livros A Song of Ice and Fire (As Crónicas de Gelo e Fogo em Portugal), com o título A Game of Thrones (Guerra dos Tronos em Portugal). A enorme popularidade dos livros, e o número de galardões com que foram premiados, principalmente a partir do quarto volume, fez com que uma série de televisão fosse lançada em abril de 2011 no canal HBO. A série tornou-se num sucesso mundial, ganhando uma legião cada vez maior de fãs.

A Song of Ice and Fire

Com já cinco volumes lançados, Martin prepara-se para terminar o sexto livro, intitulado The Winds of Winter, a ser lançado em 2015.