O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
uc

Livro com bibliotecas mais “impressionantes” do mundo inclui Portugal

O académico britânico James Campbell visitou mais de 80 bibliotecas em 20 países e publicou o livro The Library, a primeira obra do mundo que inclui edifícios de bibliotecas. Na lista está Portugal.

As imagens que ilustram o livro falam por si. Estas são as bibliotecas mais “impressionantes” do mundo apresentadas em 320 páginas, com edifícios dos quatro cantos do mundo, após cinco anos de pesquisa, segundo o Boas Notícias. Will Pryce é o fotógrafo que acompanha Campbell ao longo de três anos de viagem, onde o objetivo era mostrar aquilo que as sociedades estavam dispostas a investir num edifício que oferecesse conhecimento e, consequentemente, poder.

Portugal é representado duplamente, com a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra e a do Palácio Nacional de Mafra. A obra contém bibliotecas de todos os tamanhos, desde a Biblioteca do Congresso, em Washington e a maior do mundo, até à mais pequena, a Trinity Hall, em Cambridge, de acordo com o Daily Mail. A mais antiga, a Malatestiana, data de 1452 e situa-se em Cesena, Itália.

As bibliotecas públicas estão ameaçadas e discute-se se pode ser o seu fim“, afirma o académico. Campbell queria mostrar a “incrível história” que cada biblioteca tem e espera que este seja um livro útil na busca de informação sobre o mundo das bibliotecas. A sua biblioteca de eleição situa-se na Áustria, em Admont Abbey, a maior biblioteca num mosteiro.