transferir

A ilha desconhecida de José Saramago

“Pela hora do meio-dia, com a maré, a ilha desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma”. Fascinante, simples, bonito e com grandes lições de vida. Assim é este pequeno conto de José Saramago.

Em apenas 45 páginas o autor faz-nos perder a noção do tempo e faz-nos querer, realmente, que exista uma ilha desconhecida algures no meio do oceano à espera da nossa chegada. Esta história é, na minha opinião, extraordinária pela simplicidade das coisas; pela ousadia em sonhar e querer chegar mais alto.

Ambição é, talvez, a melhor palavra que descreve O Conto da Ilha Desconhecida. E o que é também impressionante é que José Saramago mantém-se fiel a si mesmo, com os seus diálogos intercruzados, com a pontuação que inicialmente nos perturba mas que depois já estranhamos se não fosse mesmo desta forma tão típica. É também isso que nos embarca nesta viagem, nos faz querer saber mais do rei, do senhor, da senhora da limpeza e dos restantes que ficaram à espera na porta dos pedidos.

De leitura rápida e fácil, este é um livro obrigatório para quem se quer iniciar na aventura que é ler Saramago, para quem já embalou nessa viagem e para quem procura, simplesmente, algo giro e suave, que nos dá uma outra visão da vida e das lições que devemos tirar dela.

10/10

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Daniela Ruah Investigação Criminal L.A.
Passaporte revela os 12 atores escolhidos para a edição de 2020